Lições aprendidas para gestão de crise no setor de turismo de Florianópolis durante a pandemia Covid-19

Autores

  • Leonardo Lincoln Leite de Lacerda Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Juliana Frandalozo Alves dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.22n2.2022.1990

Palavras-chave:

Pandemia Sars-CoV-2, Turismo, Gestão de crise e desastre, Lições aprendidas.

Resumo

O município de Florianópolis tem no turismo, hotelaria e eventos, um importante setor de desenvolvimento. Durante a pandemia de Covid-19, o setor foi bastante afetado devido à redução na mobilidade de pessoas e medidas de controle do contágio. Com o objetivo de identificar e compreender as lições aprendidas por profissionais do setor público de turismo de Florianópolis durante a gestão da pandemia em 2020, foram entrevistados seis profissionais da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Para a análise dos dados foi utilizado o método qualitativo de análise temática. Os resultados mostram oito conjuntos de temas inter-relacionados que agregam o aprendizado: decisões técnicas e protocolos sanitários; informação e comunicação; capacidade de aprendizagem e capacitação; resiliência organizacional; retomada e recuperação; lições pessoais; fiscalização e penalização; alteração na forma de turismo.

Biografia do Autor

Leonardo Lincoln Leite de Lacerda, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (abordagem sobre ludicidade e saúde). Graduação incompleta em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos (FEAD). Especialista em Lazer pela UFMG (abordagem sobre jogo e grupos sociais). Mestre em Estudos do Lazer pela UFMG (linha temática de Formação e Atuação Profissional: Museu e Marketing de Serviços). Coach pelo Instituo Brasileiro de Coaching. Atualmente é doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC (linha de pesquisa em Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade). Bolsista Capes/Proex de Doutorado. Professor do Senac Santa Catarina.

Juliana Frandalozo Alves dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Bolsista Capes/Proex de Doutorado, Dedicação exclusiva. Pesquisadora em Gestão de Risco e Desastre e Gestão do Conhecimento com foco em Comunicação e Liderança. Mestre em Jornalismo (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UFSC), Bacharel em Jornalismo (2010) (UFSC). Áreas de interesse: Gestão do Conhecimento; Gestão de Risco e Desastre; Liderança; Empreendedorismo; Comunicação e Planejamento Estratégico em Organizações.

Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui doutorado em Adminstração de Empresas - Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e graduação em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1977). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Organizacional e Liderança, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, aprendizagem de executivos, reestruturação e estrategia organizacionais.

Downloads

Publicado

03.09.2022

Como Citar

Lacerda, L. L. L. de, Santos, J. F. A. dos, & Cunha, C. J. C. de A. (2022). Lições aprendidas para gestão de crise no setor de turismo de Florianópolis durante a pandemia Covid-19. Caderno Virtual De Turismo, 22(2), 28–41. https://doi.org/10.18472/cvt.22n2.2022.1990

Edição

Seção

Artigos originais