Turismo, Literatura e Tecnologias em Movimento

Autores

  • Thiago Allis Professor doutor MS-3 da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Humberto Fois-Braga Professor Adjunto do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)
  • Patrick Moratori Professor Ajunto do Departamento de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Carla Conceição Lana Fraga Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.20n2.2020.1849

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Mobilidades, Turismo, Literatura, Computação Afetiva.

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir e levantar questões sobre a interface entre turismo, literatura - como expressão de patrimônio cultural - e computação afetiva, partindo dos pressupostos de um paradigma ou giro das mobilidades. De um lado, é considerada a materialidade móvel do literário, como confluência entre duas matérias em movimento: o corpo humano e o corpo do texto, pensando especificamente com base na teoria da recepção literária e suas relações com os meios de transporte. Por outro lado, a
partir das contribuições da computação afetiva, novas perguntas são lançadas, considerando a relevância do estudo das emoções e dos avanços computacionais para a temática. Por seu caráter ensaístico, o texto aporta contribuições da literatura nas áreas tratadas, além de indicar caminhos possíveis para estudos futuros.

Biografia do Autor

Thiago Allis, Professor doutor MS-3 da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Professor doutor MS-3 da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Mobilidades e Turismo.

Humberto Fois-Braga, Professor Adjunto do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG)

Professor-pesquisador no PPG Letras: Estudos Literários e vinculado ao Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Possui doutorado em Letras: Estudos Literários, mestrado em Industries du Tourisme (Université de Toulouse II) e em Comunicação Social, graduação em Turismo (UFJF). É fundador e líder do Grupo de Pesquisa CNPq em "Performances e Narrativas de Viagem" (PeNaVia).

Patrick Moratori, Professor Ajunto do Departamento de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui essencialmente formação acadêmica em Ciência da Computação, com graduação pela Universidade Federal de Juiz de Fora / MG (2002) e mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / RJ (2005), nas quais possui experiência em Inteligência Computacional, Algoritmos Evolutivos, Sistemas de Controle, Robótica e Jogos Computacionais. Subsequentemente, realizou tanto o doutorado (2013) quanto o pós-doutorado (2014) em áreas similares de atuação pela Universidade de Nottingham / Reino Unido, na qual vem desenvolvendo pesquisa em Computação aplicada à Indústria, Computação Afetiva, Neurociência, Cognição, Modelagem e Simulação. No momento, é professor pesquisador pela Universidade Federal Fluminense, onde atua em áreas relacionadas à sua formação incluindo ensino e pesquisas que envolvam Análise de Dados, Lógica Nebulosa e Cidades Inteligentes; bem como atividades de extensão em Robótica e Programação.

Carla Conceição Lana Fraga, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Ciências em Engenharia de Transportes pelo PET/COPPE/UFRJ. Professora Associada do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa Transportes e o Turismo (GPTT).

Downloads

Publicado

13.10.2020

Como Citar

Allis, T., Fois-Braga, H., Moratori, P., & Fraga, C. C. L. (2020). Turismo, Literatura e Tecnologias em Movimento. Caderno Virtual De Turismo, 20(2). https://doi.org/10.18472/cvt.20n2.2020.1849

Edição

Seção

Dossiê temático