Representações do Brasil nas brochuras turísticas luso-inglesas: próximas do paraíso e distantes da civilização
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.20n3.2020.1831Palavras-chave:
Brasil, Representação, Turismo.Resumo
As brochuras promocionais turísticas são os principais veículos de comunicação entre a oferta e a procura no mercado turístico. Com o principal objetivo de converter o potencial visitante em verdadeiro turista, na maioria das vezes, oferecem ao público o primeiro contato com o local a ser visitado e, com intuito de o diferenciar, selecionam imagens que contribuem para (re)criar ou reforçar estereótipos. Relativamente ao Brasil, as representações carregam marcas do passado colonial exotizado. Assim, considerando a relevância da temática relativa ao turismo e sobre a imagem do Brasil, este estudo tem como objetivo investigar a representação visual do país com base nas brochuras turísticas selecionadas nas operadoras de viagens portuguesas e inglesas nos anos 2019, 2020 e 2021. Neste contexto, verifica-se que o país é representado a partir de cartografias imaginativas distintas, centradas na cultura urbana, paisagem natural e social humana. Além disso, cada uma dessas cartografias fornece um conjunto de referências responsáveis pela caracterização dos destinos brasileiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caderno Virtual de Turismo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.