Imagem Técnica e Imagem Turística: considerações sobre o Instagram como motivador para o turismo

Autores

  • Renan Augusto Moraes Conceição Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Apucarana, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.20n1.2020.1747

Palavras-chave:

Turismo, imagem técnica, Instagram, publicidade,

Resumo

Com um mercado que atrai investimentos maciços em publicidade, o turismo movimenta cerca de 1 trilhões de dólares ao ano, segundo a Organização Mundial do Turismo. Deste modo, as empresas turísticas investem em publicidade nas mais variadas formas e redes sociais, como o Instagram, são uma forma de propagação dessa publicidade, impulsionando o desejo pela atividade turística. O objetivo desse artigo é caracterizar o Instagram como um propagador de imagens turísticas de caráter técnico, em que o uso de imagens publicitárias para o turismo ocorre de maneira intensiva e intencional. De caráter bibliográfico, pois se fundamenta nas obras de autores como Belting (2007), Flusser (2011, 2013), Sartre (2008) e Wulf (2013); documental e jornalístico, uma vez que analisa material imagético e de veículos como o jornal El Pais; e exploratório, levantando informações sobre o uso de imagens por alguns usuários do Instagram, essa pesquisa tem como resultado a detecção de padrões nas imagens publicitárias veiculadas no Instagram, originando um movo de vida pautado pela publicidade espontânea, tornando os usuários de aplicativos de imagens em agências de publicidade turística ambulante.

Palavras-chave: Turismo e publicidade, imagem técnica, Instagram

Biografia do Autor

Renan Augusto Moraes Conceição, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Apucarana, PR, Brasil

Professor do curso de Turismo & Negócios da UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná, campus Apucarana.

Mestre em Comunicação pela UEL - Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Marketing e Gestão de Pessoas pelo INBRAPE/FECEA. Bacharel em Turismo pela FECEA - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana.

Downloads

Publicado

08.07.2020

Como Citar

Moraes Conceição, R. A. (2020). Imagem Técnica e Imagem Turística: considerações sobre o Instagram como motivador para o turismo. Caderno Virtual De Turismo, 20(1). https://doi.org/10.18472/cvt.20n1.2020.1747

Edição

Seção

Artigos originais