Referências culturais religiosas no turismo de Foz do Iguaçu: discursos, representações e sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.21n1.2021.1736

Palavras-chave:

Foz do Iguaçu, Referências Culturais Religiosas, Turismo.

Resumo

O artigo analisa a exploração turística de referências culturais religiosas em Foz do Iguaçu. Analisa discursos, representações e sentidos empregados na ativação dessas referências. Objetiva: compreender e analisar a constituição das representações em torno dessas referências culturais religiosas e sua ativação pelo turismo; historicizar o processo de constituição dessa exploração turística; dialogar com os sentidos teóricos conceituais que permitem compreender o desenvolvimento do turismo de referências culturais religiosas na cidade. Segue os preceitos metodológicos de base bibliográfica, ancorados na compreensão dos discursos, representações e a ativação dos sentidos e significados associados às referências culturais religiosas. Traz como resultados: breve decurso histórico do turismo na cidade; reflete sobre o aumento do número de visitantes à região e o fomento de novos pontos de visitação vinculados aos atrativos históricos culturais; percebe a divulgação das referências culturais por meio de discursos e representações produzidas pelo poder público municipal e pelo mercado turístico.

Palavras-chave: Foz do Iguaçu; Referências Culturais Religiosas; Turismo.

Biografia do Autor

Samuel Klauck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu. Doutor em História pela UFPR (2009). Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras.

Downloads

Publicado

30.04.2021

Como Citar

Klauck, S. (2021). Referências culturais religiosas no turismo de Foz do Iguaçu: discursos, representações e sentidos. Caderno Virtual De Turismo, 21(1), 46–59. https://doi.org/10.18472/cvt.21n1.2021.1736

Edição

Seção

Artigos originais