Atributos laborativos em Atividades Características do Turismo (ACT's): a serviço da hospitalidade produtiva

Autores

  • Rodrigo Meira Martoni Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.20n2.2020.1626

Palavras-chave:

trabalho produtivo, turismo, precariedade

Resumo

A pesquisa trata das interações socioprodutivas na dinamização dos espaços alcançados pelo turismo. O intuito central é demonstrar que há uma diversidade de questões somente indicadas nas formas aparentes desses espaços, sendo que, o ponto a ser observado e compreendido para se começar a empreender uma ultrapassagem rumo à realidade concreta-pensada deles, é justamente aquele concernente às interações e divisões estabelecidas entre os sujeitos ao levarem a cabo sua produção. Com o propósito de revelar a dinâmica real dos circuitos delimitados, paramentados e motivadores dos fluxos turísticos, inicialmente é realizada uma análise apontando os porquês de a hospitalidade, mediante o formato abstrato do trabalho, se constituir em uma relação efetivamente produtiva, sobretudo naquelas realidades caracterizadas por vantagens de localização. Em seguida, exemplificamos o trabalho produtivo no turismo, relatando, por um lado, a produção de serviços receptivos em territórios considerados como “modelos” e, por outro, certas configurações de ocupações nas chamadas Atividades Características do Turismo (ACTs) no Brasil, bem como alguns dos seus desdobramentos socioespaciais.

Biografia do Autor

Rodrigo Meira Martoni, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG

Professor no Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Graduado em Turismo; Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento; e Doutor em Geografia. Foco de estudos em economia política dos espaços apropriados pelo turismo.

Downloads

Publicado

13.10.2020

Como Citar

Martoni, R. M. (2020). Atributos laborativos em Atividades Características do Turismo (ACT’s): a serviço da hospitalidade produtiva. Caderno Virtual De Turismo, 20(2). https://doi.org/10.18472/cvt.20n2.2020.1626

Edição

Seção

Artigos originais