Conceitos ecológicos e sustentabilidade ambiental na rede hoteleira da Costa do Descobrimento, Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1616Palavras-chave:
Publicidade, Hotelaria, Greenwashing.Resumo
Este trabalho identificou e analisou a utilização de conceitos ecológicos, de sustentabilidade e de respeito ao meio ambiente em hotéis da Costa do Descobrimento. Por estar dentro do corredor central da Mata Atlântica, próxima de importantes centros de endemismo, esperava-se que os empreendimentoslocaismostrasem certo grau de preocupação pela preservação ambiental. Para a coleta de dados, realizaram-se visitas técnicas a 13 hotéis de grande porte, onde foi preenchido um questionário seguindo um roteiro elaborado segundo as normas ABNTNBR-15401 e a portaria MinTur100/2011. Analisaram-se também materiais de marketing, folders e sites. Os resultados, traduzidos a um índice de parametrização da sustentabilidade, mostraram que a indústria hoteleira pouco contribui com as questões sócio-ambientais regionais, apresentando preocupações voltadas mais para a economia do que para a sustentabilidade ou ecologia. Encontrou- na publicidade uma série de pormenores que caracterizam alguns dos “pecados do greenwashing” como “falta de provas”, “incerteza” e “mentira”. Entretanto, é possível afirmar que a rede hoteleira ora analisada realiza sim certas ações condizentes com práticas sustentáveis.
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