Políticas públicas de turismo: análise crítica dos planos de marketing turístico federais brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1579Palavras-chave:
Políticas públicas de turismo, Planos nacionais, Brasil, Marketing turístico.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar criticamente os planos de marketing turístico do Brasil. Para isso, foram analisados os planos federais com foco no marketing turístico internacional e doméstico : Cores do Brasil (2005), Aquarela (2003-2006), Aquarela (2007-2010), Aquarela 2020 e Experiências do Brasil (2014-2018). A pesquisa é qualitativa e de caráter exploratório-descritivo, baseada em técnica documental-bibliográfica com coleta de dados fundamentada em nove categorias: diagnóstico, objetivos, metas, participação, continuidade, inovação, coordenação, intervenções propostas e priorização de atuação. Entre os resultados ficou evidenciado que todos os planos possuem diagnósticos, mas a maioria não explícita ou hierarquiza os problemas identificados, bem como indica pouca continuidade e conexão com resultados anteriores. Assim, as fragilidades mais recorrentes dizem respeito a: avaliação dos resultados dos planos anteriores, coerência entre problemas diagnosticados e objetivos, fundamentação para a definição das metas e definição dos mercados prioritários para promoção.
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