Políticas públicas de turismo: análise crítica dos planos de marketing turístico federais brasileiros

Autores

  • Helena Araújo Costa Universidade de Brasília (UNB), Brasil
  • Nayara Marques Universidade de Brasília (UNB), Brasil
  • Marina Weber Universidade de Brasília (UNB), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1579

Palavras-chave:

Políticas públicas de turismo, Planos nacionais, Brasil, Marketing turístico.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar criticamente os planos de marketing turístico do Brasil. Para isso, foram analisados os planos federais com foco no marketing turístico internacional e doméstico : Cores do Brasil (2005), Aquarela (2003-2006), Aquarela (2007-2010), Aquarela 2020 e Experiências do Brasil (2014-2018). A pesquisa é qualitativa e de caráter exploratório-descritivo, baseada em técnica documental-bibliográfica com coleta de dados fundamentada em nove categorias: diagnóstico, objetivos, metas, participação, continuidade, inovação, coordenação, intervenções propostas e priorização de atuação. Entre os resultados ficou evidenciado que todos os planos possuem diagnósticos, mas a maioria não explícita ou hierarquiza os problemas identificados, bem como indica pouca continuidade e conexão com resultados anteriores. Assim, as fragilidades mais recorrentes dizem respeito a: avaliação dos resultados dos planos anteriores, coerência entre problemas diagnosticados e objetivos, fundamentação para a definição das metas e definição dos mercados prioritários para promoção.

Biografia do Autor

Helena Araújo Costa, Universidade de Brasília (UNB), Brasil

É professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade de Brasília. Doutora em Desenvolvimento Sustentável; mestre em Turismo e Hotelaria e Bacharel em Administração. Participa da liderança do Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade (LETS/UnB).

Nayara Marques, Universidade de Brasília (UNB), Brasil

Mestranda do Programa em Turismo da Universidade de Brasília. Servidora do Ministério do Turismo.

Marina Weber, Universidade de Brasília (UNB), Brasil

Mestranda do Programa em Turismo da Universidade de Brasília.

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Publicado

21.02.2020

Como Citar

Costa, H. A., Marques, N., & Weber, M. (2020). Políticas públicas de turismo: análise crítica dos planos de marketing turístico federais brasileiros. Caderno Virtual De Turismo, 19(3). https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1579

Edição

Seção

Artigos originais