Turismo de Base Comunitária e Produção do Espaço na Comunidade da Ilha de Deus, Recife-PE.

Autores

  • João Paulo Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.
  • Cristina Pereira de Araujo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n3.2018.1563

Palavras-chave:

Produção do espaço, Turismo de base comunitária, Ilha de Deus, Recife-PE.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo discutir a relação entre turismo e produção do espaço. Para tanto, realizamos um estudo de caso na comunidade da Ilha de Deus, localizada na zona sul da cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, que vem despontando no desenvolvimento do turismo de base comunitária, um modelo alternativo ao turismo convencional. Como base teórico-metodológica principal, nos apoiamos na teoria de Milton Santos sobre o espaço geográfico, realizamos visitas in loco e buscamos relacionar, na área em estudo, algumas categorias de análise propostas pelo autor: os eventos, as verticalidades, as horizontalidades e as rugosidades.

Biografia do Autor

João Paulo Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Bacharel em Turismo, Mestre em Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco.

Cristina Pereira de Araujo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Professora da Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenadora e professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE. Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).  

Downloads

Publicado

26.05.2019

Como Citar

Silva, J. P., & Araujo, C. P. de. (2019). Turismo de Base Comunitária e Produção do Espaço na Comunidade da Ilha de Deus, Recife-PE. Caderno Virtual De Turismo, 18(3). https://doi.org/10.18472/cvt.18n3.2018.1563

Edição

Seção

Dossiê temático