Requalificação da Fazenda Colubandê em São Gonçalo/RJ como atrativo turístico por meio de práticas de ecoturismo e educação ambiental

Autores

  • Alessandra Lopes Freitas Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Marco Aurélio Moura da Cunha Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Suellen Alice Lamas Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n3.2018.1559

Palavras-chave:

Requalificação, Ecoturismo, Educação Ambiental.

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo de caso que visa requalificar a Fazenda Colubandê, no município de São Gonçalo/RJ, como atrativo turístico por meio de práticas de ecoturismo e educação ambiental, de modo interligado e complementar. Para tanto, utilizaram-se as técnicas de pesquisa de campo, bibliográfica e documental. É evidenciada, como resultado, a necessidade imediata de intervenção humana, tendo em vista se tratar da degradação de um patrimônio local de importância histórica, cultural, ambiental e arquitetônica. Foi proposta a requalificação do ambiente natural desse patrimônio por meio do fomento de atividades que promovam a inclusão social da comunidade e seu entorno, além de promover a reutilização e reestruturação do espaço degradado com o propósito de devolver sua identidade cultural, e torná-lo, novamente, um ambiente de entretenimento e turismo voltado às atitudes de conservação e preservação da natureza. 

Biografia do Autor

Suellen Alice Lamas, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Mestra em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2012). Especialista em Análise Ambiental (2008) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Bacharel em Turismo (2006) nesta mesma instituição. Professora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e da Pós-graduação Turismo Sustentável do CEFET/RJ campus Nova Friburgo. Coordenadora de Disciplina no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do CEFET/RJ campus Maracanã, consórcio CECIERJ. Desenvolve pesquisas especialmente nas áreas de turismo, gestão ambiental e acessibilidade

Downloads

Publicado

26.05.2019

Como Citar

Freitas, A. L., Cunha, M. A. M. da, & Lamas, S. A. (2019). Requalificação da Fazenda Colubandê em São Gonçalo/RJ como atrativo turístico por meio de práticas de ecoturismo e educação ambiental. Caderno Virtual De Turismo, 18(3). https://doi.org/10.18472/cvt.18n3.2018.1559

Edição

Seção

Dossiê temático