Previsão dos modelos univariados e rede neural da demanda turística do estado de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Bruno Matos Porto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil
  • Daniela Althoff Philippi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil
  • Vanessa Aline Wagner Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1520

Palavras-chave:

Demanda Turística, Séries Temporais, MS, Tomada de Decisão.

Resumo

O objetivo deste artigo foi gerar previsões de curto, médio e longo prazos e comparar a precisão dos modelos em cada horizonte de previsão. Para atender o objetivo foram aplicados os modelos univariados e rede neural (NNAR) nos dados da demanda turística do estado de Mato Grosso do Sul (MS). A amostra foi coletada na ferramenta base de dados extrator do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) referente as chegadas turísticas por todas as vias registradas no MS entre janeiro de 2007 a dezembro de 2017. As previsões dos modelos de previsão ARIMA, Holt-Winters (HW) versões aditiva e multiplicativa e NNAR foram projetadas, por meio da linguagem de programação R, com uso do software R Studio. O procedimento empírico de execução dos scripts de todos os modelos foi disponibilizado. As predições fora da amostra da procura do turismo abrangeram o intervalo de janeiro até dezembro de 2018, sendo então comparadas aos dados reais do mesmo período. As previsões dos modelos foram comparadas no curto, médio e longo prazo mediante os critérios Mea Absolute Percentage Error (MAPE), Mean Absolute Deviation (MAD) e Mean Squared Error (MSD). A rede neural (NNAR) superou os modelos testados em diferentes horizontes de previsão e as medidas de erros mostraram que a NNAR é altamente precisa. Em segundo lugar no ranking de acuracidade destacou-se ARIMA. Os resultados mostraram que as previsões da rede neural auxiliam na tomada de decisão dos planejadores turísticos de MS. Para pesquisas futuras recomenda-se realizar previsões fora da amostra num amplo número de séries temporais.

Biografia do Autor

Bruno Matos Porto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

Bolsista Capes e Mestrando em Administração da Escola de Administração e Negócios PPGAD-ESAN/UFMS. Bacharel em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana.

Daniela Althoff Philippi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho com estágio doutoral na North Carolina State University, mestre e bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na área de Administração da Produção e Operações, Gestão Socioambiental, Logística e Inovação. Dedica-se especialmente às áreas de inovação e de gestão da produção, nos seguintes temas: transferência de tecnologia entre universidade e empresas; cooperação tecnológica; gestão socioambiental; inovação sustentável; logística reversa; gestão de resíduos sólidos; Planejamento e Controle da Produção (PCP) e gestão da qualidade.

Vanessa Aline Wagner Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) pela UFMS, Campus de Aquidauana. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão laminar, erodibilidade dos solos, matrizes estratégicas para construção de cenários, pantanal e desenvolvimento local, além de trabalhar com Geoprocessamento e Mapeamento Urbano e Ambiental. Bolsista de Iniciação Cientifica de 2013 a 2016, financiado pelo CNPQ. Bolsista do PPGEO financiado pela CAPES.

Downloads

Publicado

21.02.2020

Como Citar

Porto, B. M., Philippi, D. A., & Leite, V. A. W. (2020). Previsão dos modelos univariados e rede neural da demanda turística do estado de Mato Grosso do Sul. Caderno Virtual De Turismo, 19(3). https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1520

Edição

Seção

Artigos originais