O turismo como um sistema complexo: sociabilidades, comunicações e desafios metodológicos

Autores

  • Thaís Costa da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1481

Palavras-chave:

Sistemas complexos, sistemas de turismo, transdisciplinaridade.

Resumo

Este ensaio busca provocar reflexões sobre como vem sendo interpretado e representado o sistema de turismo em toda a sua complexidade, sob as luzes dos pensamentos moderno e contemporâneo. Ressaltam-se os processos culturais, de sociabilidade e comunicativos entre os diversos atores envolvidos, bem como sua imprevisibilidade, historicidade e não linearidade, características intrínsecas aos sistemas complexos. O trabalho também discute os desafios metodológicos e epistemológicos que pesquisadores da área enfrentam, e sugere que as investigações adotem uma abordagem transdisciplinar e multimetodológica.

Biografia do Autor

Thaís Costa da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutoranda em Comunicação Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestra em História, Política e Bens Culturais na Fundação Getúlio Vargas e Turismóloga pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente nas Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, pesquisadora na Universidade Cândido Mendes e bolsista de pesquisa na Fundação Casa de Rui Barbosa.

Downloads

Publicado

2018-06-22

Como Citar

Silva, T. C. da. (2018). O turismo como um sistema complexo: sociabilidades, comunicações e desafios metodológicos. Caderno Virtual De Turismo, 18(1). https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1481

Edição

Seção

Dossiê temático