Turismo ferroviário e de base comunitária: algumas conexões para o planejamento e a gestão

Autores

  • Carla Conceição Lana Fraga Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Vera Lúcia Bogéa Borges Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1478

Palavras-chave:

Turismo e Ferrovia, Turismo Base Comunitária, Planejamento e Gestão

Resumo

O turismo ferroviário no Brasil é promissor, o que enseja reflexões sobre sua relação com a “base comunitária” na perspectiva do envolvimento de atores e organizações. Foram selecionados dez casos de trens turísticos e culturais para análise neste estudo exploratório realizado por meio da consulta a websites. Esses casos são oriundos de vários estados brasileiros e operados por diferentes tecnologias ferroviárias (a vapor e eletrificado). Com base na literatura sobre ferrovia e turismo, e turismo de base comunitária, considerou-se como eixos para a análise do Turismo Ferroviário de Base Comunitária (TFBC): (1) localização geográfica dos trechos ferroviários; (2) história como uma representação do passado; (3) memória como um elo vivo entre o passado e o presente. As principais contribuições alcançadas foram: (1) problematização inicial a respeito do TFBC; (2) análise de parte do cenário brasileiro.

Biografia do Autor

Carla Conceição Lana Fraga, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Ciências em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes da COPPE, Univesridade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Professora Adjunto do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Vera Lúcia Bogéa Borges, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunto do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

22.06.2018

Como Citar

Fraga, C. C. L., & Borges, V. L. B. (2018). Turismo ferroviário e de base comunitária: algumas conexões para o planejamento e a gestão. Caderno Virtual De Turismo, 18(1). https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1478

Edição

Seção

Dossiê temático