Educação e sensibilização no espaço urbano: turismo em torno do jardim

Autores

  • Jaqueline C. C. Moreira
  • Gisele M. Schwartz

Palavras-chave:

Escola, Turismo local, Lazer, School, Local tourism, Leisure

Resumo

Este estudo, de natureza qualitativa, objetivou apontar possibilidades de ressignificação do espaço urbano, utilizando-se as estratégias da arte e do lúdico, para implementação da sensibilização quanto ao turismo local. Desenvolvido através de uma revisão de literatura e uma pesquisa-ação, fomentou-se o projeto “Ribeirão Preto Turístico”, composto de uma exposição artística e uma gincana lúdica, sendo aplicado nas escolas da rede oficial de ensino. Os dados analisados descritivamente sugerem que tais estratégias conseguem aprimorar o sentido de apreensão da cidade enquanto potencial turístico, tornando-se primordial uma ação interdisciplinar, no sentido de implementar políticas públicas e a valorização do turismo local.
Palavras-chave: Escola; Turismo local; Lazer

Abstract:
This research, of a qualitative nature aimed to point out the urban space ressignification possibilities, utilizing the art and the recreation to implement sensibility about local tourism. The study was consisted of two phases: a literature review about the thematic and the second one was related to an exploratory research, developed by an action-research, fomenting the project “Ribeirão Preto Turístico”. This project consisted of an art exposition, aggregating a competitive game applied in the official schools. Data were descriptively analyzed and suggested that those strategies can implement the sense of apprehension of the city as a touristic potential, being crucial an interdisciplinary action, aiming to implement public politics and amplifying the local tourism.
Key-words: School; Local tourism; Leisure

Downloads

Publicado

2006-12-23

Como Citar

Moreira, J. C. C., & Schwartz, G. M. (2006). Educação e sensibilização no espaço urbano: turismo em torno do jardim. Caderno Virtual De Turismo, 6(4). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/142

Edição

Seção

Artigos originais