Os paradoxos do acolhimento em Minas no século XIX de acordo com a literatura de viagem: hospitalidade e hostilidade

Autores

  • Leandro Benedini Brusadin Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n3.2018.1359

Palavras-chave:

Acolhimento, Viajantes Naturalistas, Minas Gerais, Hospitalidade, Hostilidade.

Resumo

Este estudo, baseado na teoria da dádiva de Mauss (2008), posiciona como determinadas sociedades trocavam entre si e com os que eram considerados forasteiros. A hospitalidade pode ser inserida nesse contexto, ao ser definida como diversas formas e interpretações do ato do acolhimento humano, na relação de trocas com o outro em diferentes tempos e espaços. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as práticas de acolhimento no Brasil, no século XIX, especificamente em Minas Gerais, sob a perspectiva dos viajantes naturalistas estrangeiros. A metodologia utilizada consiste na análise de fontes primárias referentes aos relatos presentes na Literatura de Viagem. Os viajantes estrangeiros registraram, sob um olhar eurocêntrico e de forma paradoxal, o processo de afetividade e alteridade em espaços distintos da hospitalidade, tais como no domínio comercial (hospedarias), no ambiente doméstico (casas e fazendas) e nos espaços públicos (vilas e cidades). Conclui-se que a sociedade mineira oitocentista ofereceu dádivas simbólicas aos viajantes estrangeiros em um processo de trocas assimétricas entre anfitriões e hóspedes com relações de hospitalidade e hostilidade.

Biografia do Autor

Leandro Benedini Brusadin, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista – UNESP / Franca. Pós-doutorado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Professor Efetivo do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (DETUR-UFOP).

Downloads

Publicado

26.05.2019

Como Citar

Brusadin, L. B. (2019). Os paradoxos do acolhimento em Minas no século XIX de acordo com a literatura de viagem: hospitalidade e hostilidade. Caderno Virtual De Turismo, 18(3). https://doi.org/10.18472/cvt.18n3.2018.1359

Edição

Seção

Artigos originais