Turismo de Experiência: L ‘Arte Ceccato Vila Flores

Autores

  • Erly Maria Carvalho Silva Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.
  • Fabia Trentin Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n3.2018.1351

Palavras-chave:

Turismo de experiência, Provedor, L’Arte Ceccato.

Resumo

O turismo de experiência tem se desenvolvido em muitas regiões turísticas brasileiras, entre elas está a Região Uva e Vinho que tem sua principal atratividade turística vinculada ao patrimônio cultural relacionado à imigração europeia e à vitivinicultura. Nessa região, se encontra o Atelier L’Arte Ceccato, proporcionando um tipo de turismo de experiência que explora os sentidos em uma mediação entre espaço e cognição pessoal. Nesse sentido, é crucial o papel do provedor, que, por meio das atividades propostas, cria oportunidades para o despertar de sensações que irão compor a experiência do visitante. Assim, o objetivo da investigação é verificar como o provedor se posiciona em relação às situações que possibilitam a aquisição de experiências pelo visitante e como desfruta da interação entre ambos. Utilizou-se a pesquisa qualitativa descritiva, com uso da observação participante e entrevista. Os resultados indicam que, por parte do provedor, o sentimento é de alegria por compartilhar sua cultura. Em relação aos visitantes, a conexão com a atmosfera do lugar e as sensações com o que veem, sentem e experimentam permanecerão em suas memórias.

Biografia do Autor

Erly Maria Carvalho Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Professora de Metodologia da Pesquisa Científica do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense Departamento de Turismo Área: Metodologia da Pesquisa Científica Mestre em Educação pela State University of New York Doutorado em Ciência Política pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa.

Fabia Trentin, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Doutora em Turismo, Lazer e Cultura na Universidade de Coimbra; Mestre em Hospitalidade, linha de Pesquisa- Planejamento e Gestão da Hospitalidade, pela Universidade Anhembi Morumbi (2005); Mestrado em Turismo: Planejamento e Gestão Ambiental e Cultural pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2001); MBA em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Especialização Lato Sensu em Administração de Turismo e Hotelaria pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995). Atualmente é professor adjunta Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e ministra aulas no curso de graduação em Turismo assim como no curso de Especialização em Gestão de Empreendimentos Turísticos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas de Turismo, Governança e Redes no Turismo.

Downloads

Publicado

26.05.2019

Como Citar

Silva, E. M. C., & Trentin, F. (2019). Turismo de Experiência: L ‘Arte Ceccato Vila Flores. Caderno Virtual De Turismo, 18(3). https://doi.org/10.18472/cvt.18n3.2018.1351

Edição

Seção

Artigos originais