Um olhar no Geoparque Seridó à luz do desenvolvimento e do capital social

Autores

  • Cristiane Soares Cardoso Dantas Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil
  • Francisco Fransualdo de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil
  • Marcos Antonio Leite do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1243

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Geoparque Seridó, Capital Social

Resumo

O contexto social é moldado por diferentes interesses e, por essa razão, o Estado necessita atuar na intermediação dos conflitos a fim de imperar o bem comum. É por meio das políticas públicas que o Estado atua para harmonizar os conflitos. Independente do setor há uma política pública para nortear suas ações e o mesmo acontece com o Turismo. Uma das formas de materializar as políticas públicas são os projetos, e o Geoparque Seridó pode ser beneficiado. Assim, o objetivo do trabalho é analisar a contribuição do geoparque para o fortalecimento do capital social seridoense. Para atingir tal finalidade, utilizou-se a pesquisa documental e bibliográfica para permitir uma reflexão do objeto estudado, caracterizando o viés qualitativo. Dessa forma, identificou-se que o capital social seridoense pode ser fortalecido por meio do geoparque, em razão do estímulo à participação dos atores sociais no que se refere à construção das ações no âmbito deste, resultando em um amadurecimento cívico desses atores, o que acarretará na reverberação da participação em outras esferas da sociedade seridoense, consolidando ainda mais o seu capital social.

Biografia do Autor

Cristiane Soares Cardoso Dantas Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Turismo pela UFRN, Bacharel em Turismo pela UFRN. Graduada em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francisco Fransualdo de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil

Bacharel em Ciências Econômicas, com estudos realizados na Universidade Católica de Santos - São Paulo (3 primeiros anos do curso) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2 últimos anos do curso); Licenciado em Geografia pela Faculdade Católica de Uberlândia - Minas Gerais; Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais, com Estágio Doutoral na Universidade de Barcelona - Espanha. Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Licenciatura e Bacharelado), Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN (Mestrado e Doutorado)

Downloads

Publicado

22.06.2018

Como Citar

Gomes, C. S. C. D., Azevedo, F. F. de, & Nascimento, M. A. L. do. (2018). Um olhar no Geoparque Seridó à luz do desenvolvimento e do capital social. Caderno Virtual De Turismo, 18(1). https://doi.org/10.18472/cvt.18n1.2018.1243

Edição

Seção

Artigos originais