Discussões preliminares sobre serendipidade, bicicleta e turismo envolvendo a ilha de paquetá no rio de janeiro (rj)

Autores

  • Luiz Saldanha Mestrando do Programa de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Carla Fraga Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Marcio Peixoto de Sequeira Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

Serendipidade, Bicicleta, Turismo.

Resumo

Este trabalho foi apresentado no Colóquio Turismo e Cidades ocorrido na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no dia 16 de junho de 2015 na Sessão 3 sobre Mobilidades Turísticas e os Transportes. O objetivo deste estudo é uma discussão preliminar sobre serendipidade, o uso de bicicletas e o turismo com foco na Ilha de Paquetá, localizada na cidade do Rio de Janeiro. O estudo é exploratório e os resultados demonstram o potencial para o desenvolvimento do cicloturismo nesta Ilha (seja em percursos pré-determinados ou independentes), incluindo a serendipidade como um diferencial a ser discutido.

Biografia do Autor

Luiz Saldanha, Mestrando do Programa de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestrando do Programa de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Carla Fraga, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora Adjunto do Departamento de Turismo e Patrimônio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Marcio Peixoto de Sequeira Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professor Associado do Programa de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

27.01.2016

Como Citar

Saldanha, L., Fraga, C., & Santos, M. P. de S. (2016). Discussões preliminares sobre serendipidade, bicicleta e turismo envolvendo a ilha de paquetá no rio de janeiro (rj). Caderno Virtual De Turismo, 15(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/1225

Edição

Seção

Artigos originais