Turismo de base comunitária na região da Costa Verde (Rio de Janeiro): refletindo sobre um turismo que se tem e um turismo que se quer

Autores

  • Teresa Cristina de Miranda Mendonça Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Nova Iguaçu, RJ, Brasil
  • Edilaine Albertino de Moraes Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil
  • Fernanda Lima da Costa Catarcione Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Nova Iguaçu, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.16n2.2016.1185

Palavras-chave:

Turismo de Base Comunitária, Território, Povos e Comunidades Tradicionais, Encontro, Costa Verde.

Resumo

O movimento crescente e diverso por uma reflexão crítica sobre turismo de base comunitária no Brasil inspira o esforço da presente pesquisa, que se propõe a investigar como se desenvolve o turismo de base comunitária na Região da Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, tendo como foco os discursos e os diálogos resultantes do I Encontro de Turismo de Base Comunitária da Costa Verde (2015) sobre um turismo que se tem e um turismo que se deseja para essa região. Nessa direção, a metodologia de pesquisa se baseia em análise bibliográfica e documental acerca do tema e em dados de observação sistemática de campo, no período de 2014 a 2015, com ênfase na interpretação qualitativa do fenômeno em investigação. Como resultado principal da pesquisa, sinaliza-se a importância do papel e da ação integrada entre sociedade civil e Estado para o planejamento e desenvolvimento da região por meio da proposta de turismo de base comunitária, de forma a equacionar as demandas locais e a fortalecer a luta pelo território tradicional e pela conservação do patrimônio natural e cultural.

Biografia do Autor

Teresa Cristina de Miranda Mendonça, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Nova Iguaçu, RJ, Brasil

Professora do Departamento de Administração e Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Possui formação em Bacharelado em Turismo, Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Edilaine Albertino de Moraes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil

Professora do Departamento de Turismo do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui formação em Bacharelado em Turismo, Especialização em Gestão Pública e Sociedade, Mestrado e Doutorado (em andamento) em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernanda Lima da Costa Catarcione, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Nova Iguaçu, RJ, Brasil

Bacharelanda em Turismo pela UFRRJ, experiência na área de educação, ensino de idiomas e pesquisa acadêmica. Curso de Qualificação em Hospitalidade e Turismo realizado em Setúbal/Portugal (através de bolsa CAPES - Ministério do Turismo). Atualmente bolsista de pesquisa pela FAPERJ do projeto “Mapeamento do turismo de base comunitária no Estado do Rio de Janeiro: cidade do Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Paraty (2015-2016)

Downloads

Publicado

05.11.2016

Como Citar

Mendonça, T. C. de M., Moraes, E. A. de, & Catarcione, F. L. da C. (2016). Turismo de base comunitária na região da Costa Verde (Rio de Janeiro): refletindo sobre um turismo que se tem e um turismo que se quer. Caderno Virtual De Turismo, 16(2). https://doi.org/10.18472/cvt.16n2.2016.1185

Edição

Seção

Artigos originais