Conflitos e possibilidades para um desenvolvimento do turismo de base comunitária na Vila de Barra do Una em Peruíbe (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.16n2.2016.1167

Palavras-chave:

Turismo de base Comunitária, Unidades de Conservação, Reserva de Desenvolvimento Sustentável, Vila Barra do Una-Peruibe

Resumo

As Unidades de Conservação foram criadas de uma maneira antidemocrática, incorporando em suas áreas o território de comunidades tradicionais. O cerceamento de atividades tradicionais, como agricultura e extrativismo, levou tais comunidades a desenvolver atividades e serviços voltados ao turismo. O objetivo deste artigo foi avaliar as possibilidades de desenvolvimento e gestão de um turismo de base comunitária na Vila de Barra do Una, inserida na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Barra do Una (RDSBU), analisando os conflitos e impactos socioculturais ocasionados pelas atividades de turismo. O método utilizado foi o etnográfico, baseado em uma descrição densa, na observação participante e em entrevistas com atores-chaves: líderes da comunidade, gestores da unidade de conservação e veranistas. Os resultados apresentam pontos positivos e negativos na comunidade para o desenvolvimento do turismo de base comunitária ante sua organização interna e na relação com os atores externos, notadamente a gestão da unidade de conservação.

Biografia do Autor

Paulo Tacio Ferreira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

Possui graduação em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2006) e pós-graduação (Especialização) em Formação de Professores pela mesma instituição (2012). É Mestre pelo programa Mudança Social e Participação Política na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Participa também do projeto de pesquisa: "Participação Política e Turismo na Gestão de Áreas Naturais no Estado de São Paulo" desenvolvido pelo grupo de pesquisa: Territorialidades, Políticas Públicas e Conflitos na Conservação de Patrimônios?, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq,). Também é Agente Cultural (estatutário) no Departamento de Turismo, Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André, estado de São Paulo.

Sidnei Ramundo, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil

É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, doutorado em Geografia (na área de análise ambiental e dinâmica territorial) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - e Pós-Doutorado na Universidade de Girona, Espanha, em gerenciamento costeiro enfatizando o uso e ocupação do litoral em atividades e equipamentos de lazer e turismo. Trabalhou durante 15 anos no Instituto Florestal do Estado de São Paulo, com manejo (gerenciamento) de parques, estações ecológicas e outras áreas protegidas. Lecionou por mais de 10 anos em Instituições de Ensino Superior privadas. Desde 2006 é professor-doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), onde também orienta nos programas de pós-graduação stricto senso em "Mudança Social e Participação Política" e em "Turismo". É líder do grupo de pesquisa "Territorialidades, Políticas Públicas e Conflitos na Conservação de Patrimônios", cadastrado no CNPq. Tem experiência no gerenciamento de unidades de conservação e outras áreas verdes, na elaboração de planos de manejo e com planejamento e gestão de impacto sócio-ambiental do lazer e turismo. Desenvolve sua linha de pesquisa no manejo de áreas protegidas, análise espacial, geografia do lazer e do turismo, gestão de recursos naturais, ecoturismo, impactos do lazer e turismo

Downloads

Publicado

05.11.2016

Como Citar

Ferreira, P. T., & Ramundo, S. (2016). Conflitos e possibilidades para um desenvolvimento do turismo de base comunitária na Vila de Barra do Una em Peruíbe (SP). Caderno Virtual De Turismo, 16(2). https://doi.org/10.18472/cvt.16n2.2016.1167

Edição

Seção

Artigos originais