Experiências de ressignificação de tradições carnavalescas em Podence e Ovar, Portugal

Autores

  • Marcos Luiz Filippim Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil
  • Miguel Bahl Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.17n1.2017.1148

Palavras-chave:

Resignificação de Tradições, Carnaval, Turismo e Geografia Cultural, Carnaval em Portugal, Caretos de Podence.

Resumo

O objetivo deste artigo consistiu em avaliar experiências de ressignificação de tradições carnavalescas nas localidades de Ovar e Podence, em Portugal. Na pesquisa, realizada em 2013, se adotou abordagem qualitativa, com delineamento de estudo de caso e foram empregadas técnicas como entrevistas narrativas, registros em caderno de campo, observação participante periférica e análise de documentos. Os resultados indicaram que os seguintes aspectos foram relevantes no processo de ressignificação das tradições em exame: influência do turismo, espetacularização e transformação de rituais em performances, textualizações acadêmicas e jornalísticas, seleção de conteúdos culturais pelos organizadores, e a própria natureza dinâmica das tradições. No entanto, constatou-se que apesar das manifestações culturais estarem sendo ressignificadas considerou-se a ressalva de que as mudanças de características se colocavam como alternativa ao seu desaparecimento uma vez que davam mostras de fragilização antes de serem reabilitadas como atrações turísticas.

Biografia do Autor

Marcos Luiz Filippim, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Graduação em História (Licenciatura) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente no Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral.

Miguel Bahl, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Graduação em Turismo (Bacharelado) e em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Curso de Graduação em Turismo e nos Programas de Pós-Graduação de Mestrado em Turismo e de Mestrado e Doutorado em Geografia (UFPR).

Downloads

Publicado

13.06.2017

Como Citar

Filippim, M. L., & Bahl, M. (2017). Experiências de ressignificação de tradições carnavalescas em Podence e Ovar, Portugal. Caderno Virtual De Turismo, 17(1). https://doi.org/10.18472/cvt.17n1.2017.1148

Edição

Seção

Artigos originais