Praça do centro de Flores da Cunha (RS): palco de realizações sociais, religiosas e turísticas

Autores

  • Pedro de Alcântara Bittencourt Cesar Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil
  • Andreia Belusso Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil
  • Cassius Righez da Silva Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.17n1.2017.1114

Palavras-chave:

Turismo religioso, turismo cultural, patrimônio cultural da Serra Gaúcha.

Resumo

A Praça Central de Flores da Cunha tem diversas transformações socioespaciais resultando em territorialidades diversas. Assim, objetiva-se estudar, por meio de uma abordagem baseada nas representações simbólicas e espaciais (como procedimento metodológico), o reconhecimento das alterações e constituição entre o secular e o religioso no espaço público, bem como a formação do mito e da religiosidade que esse objeto referencia. Inicia-se o estudo reconhecendo as transformações espaciais ocorridas na praça em que se dá o evento. Realiza-se pesquisa de observação indireta. Sua análise possibilita compreender a relação: morador, rito, patrimônio e visitante. Localidade com aspectos socioculturais tradicionais, esse panorama poderia ter criado intenso conflito nas transformações das tradições observadas. Por costume da Igreja Católica, na procissão de Corpus Christi, o tapete confeccionado nos logradouros tem uma vida útil de horas. No local pesquisado, o término não se associa à passagem da comitiva religiosa, mas, sim, no tempo suficiente para que a prática da visitação turística possa ocorrer. Essa questão permite o reconhecimento do local como palco de diversas realizações sociais.

Biografia do Autor

Pedro de Alcântara Bittencourt Cesar, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (2007), possui graduação em Arquitetura pela Universidade de Taubaté (1989) e mestrado em Planejamento e Gestão em Turismo Amb. e Cultura pelo Centro Universitário Ibero Americano (2002), e especialização em Planejamento e Marketing Turístico (SENAC-SP, 2000). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade e do Centro de Artes e Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Professor Visitante do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU).

Andreia Belusso, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil

Arquiteta e Urbanista. Mestranda em Turismo e hospitalidade

Downloads

Publicado

13.06.2017

Como Citar

Cesar, P. de A. B., Belusso, A., & Silva, C. R. da. (2017). Praça do centro de Flores da Cunha (RS): palco de realizações sociais, religiosas e turísticas. Caderno Virtual De Turismo, 17(1). https://doi.org/10.18472/cvt.17n1.2017.1114

Edição

Seção

Artigos originais