Gestão ambiental das hospedagens domiciliares de Santo Amaro do Maranhão - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Autores

  • Gabriela Silva Noronha Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil
  • José Luis Lopes Araújo Departamento de Geografia; Prof. Do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.17n2.2017.1089

Palavras-chave:

Gestão ambiental. Turismo. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Resumo

Santo Amaro do Maranhão tem grande potencial turístico em função das belezas naturais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM). Dentro desse contexto, surgiram as hospedarias domiciliares como alternativa de hospedagem para o desenvolvimento do turismo, tendo em vista que não havia pousadas ou hotéis suficientes para atender à demanda crescente de turistas. O estudo analisa a gestão ambiental das hospedarias e a percepção dos proprietários das residências a respeito do turismo e da questão ambiental relacionados ao PNLM. O método utilizado para a pesquisa foi do tipo exploratório, com amostra constituída pelos titulares dos 10 domicílios, que tornaram suas casas hospedarias. Os resultados indicam que os proprietários percebem a importância da conservação dos recursos naturais para garantir o desenvolvimento do turismo no município e que a questão do meio ambiente e a educação ambiental devem ser priorizadas para todas as linhas de atuação da gestão pública.

Biografia do Autor

Gabriela Silva Noronha, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil

Turismo e Aluna do Mestrado do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPI)

Downloads

Publicado

08.12.2017

Como Citar

Noronha, G. S., & Araújo, J. L. L. (2017). Gestão ambiental das hospedagens domiciliares de Santo Amaro do Maranhão - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Caderno Virtual De Turismo, 17(2). https://doi.org/10.18472/cvt.17n2.2017.1089

Edição

Seção

Artigos originais