A imagem de Blumenau no Instagram: um estudo sobre destino turístico em redes sociais usando equações estruturais
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.16n1.2016.1045Palavras-chave:
Imagem de destino, Turismo, Mídias Sociais, InstagramResumo
A imagem do destino turístico é fator de decisão crucial para seus visitantes e construída com forte influência das suas fontes de informação. Na atualidade, as principais fontes são encontradas na internet permitindo aliar mídias sociais e fotografia digital. Nesse cenário, o presente trabalho tem como objetivo analisar a representação da imagem de destino da cidade de Blumenau (SC) no Instagram, uma das mídias sociais que mais crescem no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada entre os dias 6 de março e 18 de abril de 2014, por meio de um software específico para monitoramento de mídias sociais. Foram analisadas 1000 imagens marcadas com a hashtag #Blumenau. A análise contou com procedimentos estatísticos de Alfa de Cronbach, Correlação de Spearman e Modelagem de Equação Estrutural. Os principais resultados apontam que as fotografias publicadas têm forte relação com Aspectos Gerais, Eventos, Lazer, Gastronomia e Arquitetura Típica.Downloads
Publicado
24.04.2016
Como Citar
Moretti, S. L. do A., Bertoli, B. J., & Zucco, F. D. (2016). A imagem de Blumenau no Instagram: um estudo sobre destino turístico em redes sociais usando equações estruturais. Caderno Virtual De Turismo, 16(1). https://doi.org/10.18472/cvt.16n1.2016.1045
Edição
Seção
Artigos originais