A imagem de Blumenau no Instagram: um estudo sobre destino turístico em redes sociais usando equações estruturais

Autores

  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Anhembi Morumbi - Laureate International Universities
  • Bruno Jahn Bertoli Fundação Getulio Vargas
  • Fabrícia Durieux Zucco Universidade Vale do Itajaí - Univali e Universidade Regional de Blumenau - Furb

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.16n1.2016.1045

Palavras-chave:

Imagem de destino, Turismo, Mídias Sociais, Instagram

Resumo

A imagem do destino turístico é fator de decisão crucial para seus visitantes e construída com forte influência das suas fontes de informação. Na atualidade, as principais fontes são encontradas na internet permitindo aliar mídias sociais e fotografia digital. Nesse cenário, o presente trabalho tem como objetivo analisar a representação da imagem de destino da cidade de Blumenau (SC) no Instagram, uma das mídias sociais que mais crescem no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada entre os dias 6 de março e 18 de abril de 2014, por meio de um software específico para monitoramento de mídias sociais. Foram analisadas 1000 imagens marcadas com a hashtag #Blumenau. A análise contou com procedimentos estatísticos de Alfa de Cronbach, Correlação de Spearman e Modelagem de Equação Estrutural. Os principais resultados apontam que as fotografias publicadas têm forte relação com Aspectos Gerais, Eventos, Lazer, Gastronomia e Arquitetura Típica.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Anhembi Morumbi - Laureate International Universities

Pós Doutor, Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi

Bruno Jahn Bertoli, Fundação Getulio Vargas

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela FURB (Universidade Regional de Blumenau) e Pós-Graduando em Marketing Digital pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Fabrícia Durieux Zucco, Universidade Vale do Itajaí - Univali e Universidade Regional de Blumenau - Furb

Doutora, Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo da Universidade Vale do Itajaí - Univali e professora de Comunicação da Universidade Regional de Blumenau - Furb

Downloads

Publicado

24.04.2016

Como Citar

Moretti, S. L. do A., Bertoli, B. J., & Zucco, F. D. (2016). A imagem de Blumenau no Instagram: um estudo sobre destino turístico em redes sociais usando equações estruturais. Caderno Virtual De Turismo, 16(1). https://doi.org/10.18472/cvt.16n1.2016.1045

Edição

Seção

Artigos originais