Os consequentes da satisfação: uma meta-análise aplicada ao contexto de turismo

Wagner Junior Ladeira, Fernando Oliveira Santini, Clecio Araujo Falcão

Resumo


O estudo dos consequentes da satisfação tem sido um dos temas mais debatidos na área de turismo. Devido a este fato, o presente artigo teve como objetivo identificar as dimensões associadas à satisfação no turismo, avaliando os seus principais consequentes por meio de uma meta análise. No total foram encontrados 476 artigos com o tema satisfação aplicado à área de turismo. Deste total, 127 artigos (com características quantitativas) geraram 177 observações válidas para análise. Estes artigos foram investigados sob a ótica das variáveis propostas no modelo teórico. O modelo final avaliou as relações diretas com os consequentes: intenção de compra, lealdade, confiança, boca-a-boca e reclamação. Por fim, foram analisados possíveis moderadores da relação dos consequentes da satisfação (tipo de amostra, local da pesquisa e tamanho da amostra). Os resultados apontaram para relações significativas entre a satisfação e todos os construtos consequentes. No que tange aos efeitos moderadores, detectou-se significância para o efeito do tipo de amostra e local de aplicação da pesquisa entre as relações testadas.

Palavras-chave


Satisfação; conseqüentes e meta análise

Texto completo:

PDF