Turismo e suas implicações socioambientais: a experiência do projeto Ateliê Arte nas Cotas, em Cubatão (SP), Brasil

Autores

  • Aristides Faria Lopes dos Santos Mestrado em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, SP, Brasil
  • Renato Marchesini Caiçara Expedições, Gerente de Projetos.
  • Renata Antunes da Cruz Caiçara Expedições, Diretora administrativa.

Palavras-chave:

Turismo de Base Comunitária, Sustentabilidade, Caiçara Expedições, Cubatão (SP), Hospitalidade.

Resumo

Como o turismo pode induzir o processo de promoção social? Para responder ao problema de pesquisa apresenta-se um relato de experiência de turismo empreendida pela agência de viagens e turismo Caiçara Expedições em parceria com o projeto “Ateliê Arte nas Cotas”, realizado em Cubatão no estado de São Paulo, região sudeste brasileira. O projeto é parte do “Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar”, oriundo de parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o governo estadual. Esse estudo de caso possui natureza empírica, caráter exploratório e a abordagem de análise dos dados é qualitativa. Realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e observação participante. Verificou-se alta adesão da comunidade tanto por meio da participação nos cursos práticos quanto da autorização para pintura de suas casas. Constatou-se o orgulho dos moradores cujas casas foram coloridas, sobretudo, por que passaram a receber visitantes. Conclui-se que o roteiro promovido pela Caiçara Expedições ajuda a valorizar as pessoas e a comunidade como um todo, a promover uma nova identidade cultural e a transformar a realidade socioeconômica local pelo turismo.

Biografia do Autor

Aristides Faria Lopes dos Santos, Mestrado em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, SP, Brasil

Bacharel em Turismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2002), Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Santos (2013) e Mestrando em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2013-2015).

Renato Marchesini, Caiçara Expedições, Gerente de Projetos.

Bacharel em Turismo, Pós-Graduado em Ecoturismo, Guia Regional, Nacional, América do Sul e Especializado em Atrativos Naturais pelo Ministério do Turismo, Licenciado em Didática e Prática do Ensino Superior.

Renata Antunes da Cruz, Caiçara Expedições, Diretora administrativa.

Guia de Turismo Regional e Especializada em Atrativos Naturais pelo Ministério do Turismo. Pratico canoagem e trekking já há bastante tempo, além disso possuo diversos cursos nas áreas de Ecossistemas, Herpetologia, Biologia Marinha, Taxidermia, Educação Ambiental e Fotografia de Natureza. Presto serviços na área de Ecoturismo e Meio Ambiente, Condução de Grupos, Palestras, Cursos e Consultoria e Assessoria em Projetos Turísticos e Ambientais e Professora em Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2015-04-19

Como Citar

Santos, A. F. L. dos, Marchesini, R., & Cruz, R. A. da. (2015). Turismo e suas implicações socioambientais: a experiência do projeto Ateliê Arte nas Cotas, em Cubatão (SP), Brasil. Caderno Virtual De Turismo, 15(1). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/954

Edição

Seção

Artigos originais