Muralhas da memória: fortificações, patrimônio e turismo cultural

Autores

  • Adler Homero Fonseca de Castro Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Resumo

O presente trabalho procura abordar alguns aspectos introdutórios da temática do uso e gestão de um patrimônio cultural específico – as fortificações. Concentra-se naquelas que foram tombadas, isto é, protegidas como patrimônio histórico e artístico nacional, apontando os desafios de uma gestão voltada para a preservação de valores simbólicos e o uso turístico desses monumentos, em face dos riscos criados por uma equivocada análise econômica, que não veria valores ou usos nesses monumentos. Ao final do texto, se apresenta a listagem dos 54 fortes tombados pelo governo federal, fazendo uma tentativa de classificação desses quanto ao seu uso, de forma a apontar carências e falhas de atuação do governo que ainda tem que ser corrigidas.

Biografia do Autor

Adler Homero Fonseca de Castro, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Historiador, pesquisador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), autor do livro Muralhas de pedra, canhões de bronze, homens de ferro: fortificações do Brasil, 1504-2006.

Downloads

Publicado

2013-10-25

Como Citar

Castro, A. H. F. de. (2013). Muralhas da memória: fortificações, patrimônio e turismo cultural. Caderno Virtual De Turismo, 13. Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/903