Motivação para viajar, fontes de informação e qualidade percebida do serviço: um estudo com turistas da Oktoberfest, em Munique (RFA) e Blumenau (BR)

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Fabricia Durieux Zucco, Dirceu da Silva

Resumo


Esta pesquisa analisa relações entre três dimensões em eventos turísticos: motivação para viajar, fontes de informação utilizadas e qualidade percebida do serviço. Foram comparadas as edições de 2011 da Oktoberfest em Blumenau (SC, Brasil) e Munique (Baviera, Alemanha). Utilizou-se Análise Fatorial Confirmatória com modelo de mensuração PLS, para validar a escala e os testes de hipótese bivariados para avaliar possíveis diferenças entre as amostras. As escalas foram validadas com indicadores aceitáveis. Os testes bivariados indicaram tendência maior de concordância da amostra alemã apenas com o construto Informal da dimensão fontes de informação, enquanto a amostra brasileira concordou com os demais itens da escala.

Palavras-chave


Motivações para viajar; Fontes de informação; Qualidade percebida dos serviços

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