Motivação para viajar, fontes de informação e qualidade percebida do serviço: um estudo com turistas da Oktoberfest, em Munique (RFA) e Blumenau (BR)

Autores

  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Nove de Julho (UniNOVE), São Paulo, SP, Brasil
  • Fabricia Durieux Zucco Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camburiu, SC, Brasil
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho (UniNOVE), São Paulo, SP, Brasil

Palavras-chave:

Motivações para viajar, Fontes de informação, Qualidade percebida dos serviços

Resumo

Esta pesquisa analisa relações entre três dimensões em eventos turísticos: motivação para viajar, fontes de informação utilizadas e qualidade percebida do serviço. Foram comparadas as edições de 2011 da Oktoberfest em Blumenau (SC, Brasil) e Munique (Baviera, Alemanha). Utilizou-se Análise Fatorial Confirmatória com modelo de mensuração PLS, para validar a escala e os testes de hipótese bivariados para avaliar possíveis diferenças entre as amostras. As escalas foram validadas com indicadores aceitáveis. Os testes bivariados indicaram tendência maior de concordância da amostra alemã apenas com o construto Informal da dimensão fontes de informação, enquanto a amostra brasileira concordou com os demais itens da escala.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Nove de Julho (UniNOVE), São Paulo, SP, Brasil

Professor do Programa de Pós graduação em Administração da Universidade Nove de Julho

Fabricia Durieux Zucco, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Balneário Camburiu, SC, Brasil

Professora do Mestrado da Universidade do Vale do Itajaí

Dirceu da Silva, Universidade Nove de Julho (UniNOVE), São Paulo, SP, Brasil

Professor do Programa de Mestrado em Doutorado em Administração da Uninove

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Moretti, S. L. do A., Zucco, F. D., & Silva, D. da. (2013). Motivação para viajar, fontes de informação e qualidade percebida do serviço: um estudo com turistas da Oktoberfest, em Munique (RFA) e Blumenau (BR). Caderno Virtual De Turismo, 13(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/845

Edição

Seção

Artigos originais