Desenvolvimento do turismo em Sergipe: apoio à criação de negócios e parcerias entre o setor público e privado

Jalberto Dória da Silva, Rivanda Meira Teixeira

Resumo


O objetivo desse estudo foi analisar formas de apoio para desenvolvimento e criação de empreendimentos turísticos, além de parcerias existentes entre instituições do setor público e privado no Estado de Sergipe, Brasil. O método de pesquisa adotado foi o de estudo de caso único, em que Sergipe foi considerado a unidade de análise. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com treze gestores de instituições públicas e privadas e foram também analisados documentos, tais como planos de desenvolvimento, projetos, publicações e conteúdos extraídos de sites das instituições que apoiam o desenvolvimento do turismo. Os resultados mostraram que os órgãos públicos criam um ambiente propício para o desenvolvimento de empreendimentos turísticos na medida em que financiam obras de infraestrutura e promovem a divulgação do Estado. Identificou-se também que existe uma vasta rede de instituições voltadas para o desenvolvimento do turismo e para criação de empresas. No entanto, observa-se a carência de ações de integração mais efetivas, que possam diminuir os seus esforços individuais e levem a atingir objetivos mais eficazmente.

Palavras-chave


Desenvolvimento do turismo; Criação negócios; Parcerias público privadas

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