A atuação do GTTAP-UFF no processo de gestão do Parque Estadual da Serra da Tiririca, RJ: conjugando ensino-pesquisa e extensão

Aguinaldo Cesar Fratucci, Breno Platais Teixeira Brasil

Resumo


Este artigo relata a experiência do processo colaborativo de gestão estabelecido entre o Grupo de Trabalho de Turismo em Áreas Protegidas (GTTAP) do Departamento de Turismo da UFF e a equipe gestora do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), demonstrando as possibilidades da prática de processos de iniciação científica e de extensão universitária para a formação do profissional de turismo em unidades de conservação. Tem como pressuposto teórico principal o entendimento de que um projeto pedagógico universitário consistente deve contemplar o tripé ensino-pesquisa-extensão, de maneira articulada, a partir da interdependência entre pesquisar o novo, prestar serviços à comunidade e propiciar ensino gerador de aprendizado com base na realidade local. Nessa direção, apresenta as ações do GTTAP, centradas na constituição de um banco de dados permanentes direcionados para a gestão sustentável do PESET. Apresenta também, o modo como o GTTAP vem proporcionando aos estudantes de graduação em turismo, a aplicação prática dos conceitos e teorias aprendidos em sala de aula, em um importante atrativo turístico da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, concretizando o tripé ensino-pesquisa-extensão, essencial para a sua formação plena, de base humanística.

Palavras-chave


: Iniciação científica. Extensão universitária. Turismo. Parque Estadual da Serra da Tiririca–RJ, Brasil. GTTAP/UFF.

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