A atuação do GTTAP-UFF no processo de gestão do Parque Estadual da Serra da Tiririca, RJ: conjugando ensino-pesquisa e extensão

Autores

  • Aguinaldo Cesar Fratucci Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
  • Breno Platais Teixeira Brasil Centro Universitário de Vila Velha (UVV), Vila Velha, ES, Brasil

Palavras-chave:

, Iniciação científica. Extensão universitária. Turismo. Parque Estadual da Serra da Tiririca–RJ, Brasil. GTTAP/UFF.

Resumo

Este artigo relata a experiência do processo colaborativo de gestão estabelecido entre o Grupo de Trabalho de Turismo em Áreas Protegidas (GTTAP) do Departamento de Turismo da UFF e a equipe gestora do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), demonstrando as possibilidades da prática de processos de iniciação científica e de extensão universitária para a formação do profissional de turismo em unidades de conservação. Tem como pressuposto teórico principal o entendimento de que um projeto pedagógico universitário consistente deve contemplar o tripé ensino-pesquisa-extensão, de maneira articulada, a partir da interdependência entre pesquisar o novo, prestar serviços à comunidade e propiciar ensino gerador de aprendizado com base na realidade local. Nessa direção, apresenta as ações do GTTAP, centradas na constituição de um banco de dados permanentes direcionados para a gestão sustentável do PESET. Apresenta também, o modo como o GTTAP vem proporcionando aos estudantes de graduação em turismo, a aplicação prática dos conceitos e teorias aprendidos em sala de aula, em um importante atrativo turístico da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, concretizando o tripé ensino-pesquisa-extensão, essencial para a sua formação plena, de base humanística.

Biografia do Autor

Aguinaldo Cesar Fratucci, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil

Doutor (2008) e Mestre(2000) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista na área de planejamento turístico e gestão de políticas púiblicas de turismo. Desde setembro de 2006 é professor adjunto do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense -UFF. Coordenador do curso de graduação em Turismo da UFF, no período entre outubro de 2006 a dezembro de 2009. Coordenador do Grupo de Trabalho de Turismo em Áreas Protegidas (GTTAP) da Universidade Federal Fluminense. Técnico da Diretoria de Planejamento da Cia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro - TurisRio, entre 1979 e 2002, onde ocupou diversos cargos gerenciais e participou de diversos projetos e atividades na área de planejamento turístico, com destaque para o Plano Diretor de Turismo do Estado do Rio de Janeiro 2000.2003. Experiência na área de Planejamento e Gestão Pública do Turismo, atuando principalmente nos seguintes linbhas: turismo, gestão de destinos turísticos, políticas públicas de turismo, planejamento turístico, estado do Rio de Janeiro, impactos do turismo e ordenamento territorial do turismo.

Breno Platais Teixeira Brasil, Centro Universitário de Vila Velha (UVV), Vila Velha, ES, Brasil

Bacherel em turismo pela Universidade Federal Fluminense; mestrando em Ecologia de Ecossistemas, Centro Universitário de Vila Velha, UVV, Brasil. Administrador do Parque Estadual Fonte Grande, Vitória, Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Fratucci, A. C., & Brasil, B. P. T. (2013). A atuação do GTTAP-UFF no processo de gestão do Parque Estadual da Serra da Tiririca, RJ: conjugando ensino-pesquisa e extensão. Caderno Virtual De Turismo, 13(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/759

Edição

Seção

Artigos originais