Empreendimentos turísticos e a geração de resíduos sólidos: a importância do planejamento de abrigos de armazenamento no projeto arquitetônico de meios de hospedagem

Suzana Maria De Conto, Luciara Bilhalva Corrêa, Marcelo Zaro

Resumo


Se os resíduos sólidos são oriundos das atividades diárias desenvolvidas no âmbito dos meios de hospedagem, por que o projeto arquitetônico das edificações desses empreendimentos em geral não prevê o espaço para o acondicionamento e armazenamento provisório desses resíduos? O objetivo do estudo foi identificar e analisar as informações de gerentes/proprietários dos meios de hospedagem sobre as condições de armazenamento dos resíduos sólidos gerados nesses empreendimentos, como também a observação dessas condições. A pesquisa foi desenvolvida em 13 meios de hospedagem no município de Caxias do Sul, localizado na Região Turística Uva e Vinho do Estado do Rio Grande do Sul. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: entrevista e observação direta. Os dados apontam que em apenas dois meios de hospedagem foi planejado na construção (projeto arquitetônico) e implantado o local específico para o armazenamento de resíduos sólidos. Os resultados permitem concluir que há a necessidade de rever a concepção dos projetos arquitetônicos desses empreendimentos, contabilizando a geração de resíduos e prevendo o espaço para o seu armazenamento, garantindo condições sanitárias e ambientais.

Palavras-chave


Resíduos sólidos de meios de hospedagem; Projeto arquitetônico; Armazenamento de resíduos sólidos. Abrigo de resíduos sólidos.

Texto completo:

PDF