O Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS) e sua relação com os municípios de entorno: uma visão da comunidade ao desenvolvimento local

Autores

  • Paulo Roberto Teixeira Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, RR, Brasil
  • Rosane Maria Lanzer Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil

Palavras-chave:

Turismo, Unidade de Conservação, Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Resumo

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe está localizado nos municípios de Mostardas e Tavares, no litoral do estado do Rio Grande do Sul. A região possui economia baseada na agricultura, pesca e silvicultura de pinus. O principal atrativo é a Lagoa do Peixe, um refúgio para várias espécies de aves migratórias. O estudo visou avaliar o papel desse parque no processo de desenvolvimento do Turismo nesses municípios, verificando sua relação com as melhorias na qualidade de vida da população. Os dados foram obtidos por meio de entrevista, realizada com a população nascida antes e após 1970, totalizando 200 pesquisados nas duas cidades, além disso, foi aplicada a metodologia da Escala de Likert. Os resultados demonstraram que existe uma maior percepção dos benefícios pela população de Mostardas. Verificou-se ainda, que há uma tendência dos entrevistados nascidos após 1970 em melhor reconhecer os benefícios indiretos proporcionados pela presença do Parque Nacional, em relação ao grupo entrevistado com mais de 40 anos. Essas diferenças se devem principalmente ao fato das pessoas nascidas antes de 1970 terem sofrido mais com a implantação da área protegida, principalmente no que tange ao uso da área.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Teixeira, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, RR, Brasil

Professor do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Estadual de Roraima. Bacharel em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2004), Mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2009). Especialista em Geografia e Meio Ambiente (2011). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo Aventura, atuando principalmente nos seguintes temas: áreas protegidas, roteirização e política ambiental.

Rosane Maria Lanzer, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS, Brasil

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e Ph.D. em Biogeografia pela Universitat Des Saarlandes (Alemanha, 1989). Atualmente, é doutor adjunto III da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Ecologia Aquática e estudos das interfaces do Turismo com o Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

28.08.2013

Como Citar

Teixeira, P. R., & Lanzer, R. M. (2013). O Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS) e sua relação com os municípios de entorno: uma visão da comunidade ao desenvolvimento local. Caderno Virtual De Turismo, 13(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/734

Edição

Seção

Artigos originais