Gestão pública do turismo: uma análise da política de regionalização no período 2004-2011 no Rio Grande do Norte, Brasil

Darlyne Fontes Virginio, Lissa Valéria Ferreira

Resumo


O turismo impulsiona e incrementa relações nas diversas atividades socioeconômicas com que interage, o que pode induzir certo desenvolvimento em localidades com potencial para sua realização. É nesse contexto que surge a necessidade de um planejamento turístico. O Ministério do Turismo adotou um modelo de gestão que busca disseminar o turismo nos demais municípios e regiões do Brasil através do Macroprograma de Regionalização do Turismo e, sendo o turismo no Rio Grande do Norte uma das atividades mais promissoras, integra como parte de suas políticas públicas a referida ação com vistas a interiorizar essa atividade. Diante disso, o atual trabalho avaliou se o MacroPRT é uma importante política de desenvolvimento para o estado. Para tanto, foi utilizada uma metodologia do tipo descritiva de natureza qualitativa. Dentre as conclusões, vale destacar que importantes avanços como a criação das 05 regiões turísticas e seus conselhos de turismo proporcionam um ambiente que se mostra articulado, porém ainda não está mobilizado em grande parte dos municípios. De modo geral, não se pode dizer que a implementação da regionalização ocorra de forma plena no estado, isso está longe de acontecer.

Palavras-chave


Gestão Pública; Turismo; Rio Grande do Norte; Macroprograma de Regionalização.

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