A estética turística e cinematográfica da favela: suportes de uma autenticidade construída

Autores

  • Karla Estelita Godoy Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ, Brasil
  • Sarah Borges Luna Especialista em Arte e Cultura pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Palavras-chave:

Autenticidade Turística, Estética Cinematográfica, Turismo de realidade. ­

Resumo

O cinema, primeiro meio de comunicação a conciliar imagem e som, exerce grande influência no imaginário das pessoas, cria e recria estéticas, sendo algumas delas apropriadas pelo campo do turismo. A partir dessa analogia, pretende-se estabelecer a relação entre as duas áreas, analisando especialmente seus pontos de convergência. Ao se pensar na busca do turista contemporâneo pela autenticidade, entende-se que, de certa forma, ela também será uma construção pautada por produtos culturais como o cinema. Apoiado no campo da Estética, o estudo compreende o turismo como criação. Assim, a partir da compreensão dos elementos que compõem a estética cinematográfica e sua relação com a realidade, discutiremos a problemática que envolve os reality tours. Como cenário, destacaremos o produto turístico designado como “turismo em favela”, pelo seu vertiginoso crescimento no Brasil, e por terem sido as favelas cariocas várias vezes retratadas em filmes brasileiros. A presença da favela nos filmes da Retomada do cinema brasileiro, a partir dos anos 1990, será imprescindível para encontrarmos muito da favela cinematográfica na favela turística.

Downloads

Publicado

2012-08-27

Edição

Seção

Artigos originais