O estado atual de pesquisas sobre competitividade turística no Brasil

Autores

  • Adriana Fumi Chim Miki Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Espanha
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR, Brasil
  • Diego Rámon Medina Muñoz Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Espanha

Palavras-chave:

Competitividade turística, Pesquisa científica, Brasil.­

Resumo

A temática competitividade turística se tornou uma área de grande interesse, pois o êxito de um destino vem sendo determinado por sua competitividade relativa frente a outros destinos. A inclusão de fatores de gestão, de apoio e qualificação forma a diferença entre os estudos de competitividade e os estudos de imagem turística. Desenvolver ferramentas para a medição da competitividade é de grande valia para as políticas públicas e administração de empresas turísticas. Objetivando verificar o estado atual das pesquisas sobre competitividade turística no Brasil, este artigo apresenta uma análise bibliométrica que analisa os estudos sobre competitividade turística apresentados no congresso anual da ANPTUR (Associação Nacional de Pós-graduação em Turismo), nos últimos seis anos. Assim, foram verificadas as características desses estudos, embasamentos teóricos e metodológicos. Também apresenta uma comparação com os estudos sobre competitividade turística dos últimos dez anos, a nível internacional. Verificou-se que esta área de investigação ainda está incipiente nos estudos brasileiros, que se mantêm com foco em um determinante da competitividade, mas não na competitividade do destino com abrangência multidimensional. Quanto às bases teóricas, os estudos brasileiros seguem as mesmas tendências dos estudos internacionais.

Biografia do Autor

Adriana Fumi Chim Miki, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Espanha

Graduada em administração de empresas, especialista em Gestão Ambiental em Municipios, Mestre em geografia (Desenvolvimento urbano-regional), e doutoranda em Gestão de empresas turísticas. Consultora de empresas e pesquisadora nas áreas de competitividade empresarial, competitividade turística e politicas públicas de desenvolvimento endógeno.

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR, Brasil

Pós-doutorado nas Universidades de Málaga, Valencia, e Las Palmas de Gran Canaria, doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria . Graduado em Turismo (UFPR). Professor adjunto do Departamento de Turismo e do Mestrado / Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Paraná.

Diego Rámon Medina Muñoz, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Espanha

Doutor en Ciencias Econômicas e Empresarias pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria , Mestrado em Science in Hotel and Food Service Management pela School of Hospitality Management, Florida . Professor de Planificación y Estrategia del Turismo na Facultad Economía y empresas, Ulpgc. Coordenador do Programa de Doutorado em Perspectivas Científicas del Turismo y la Gestión de Empresas

Downloads

Publicado

2012-08-27

Como Citar

Miki, A. F. C., Gândara, J. M. G., & Muñoz, D. R. M. (2012). O estado atual de pesquisas sobre competitividade turística no Brasil. Caderno Virtual De Turismo, 12(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/680

Edição

Seção

Artigos originais