Predisposição para recomendar um local turístico: avaliação ex-post no Corcovado (RJ)

Autores

  • Paulo Roberto da Costa Vieira Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Joyce Gonçalves Altaf Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Palavras-chave:

Turismo, Satisfação, Recomendação de indivíduo a indivíduo.

Resumo

Esta pesquisa testou hipóteses específicas relacionadas à propensão dos turistas estrangeiros em recomendar a visita ao Corcovado, localizado no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro. Foram identificados os atributos cuidado e segurança como significativos na propensão à recomendação, seguidos por atendimento e higiene. Deste modo, explica-se por que os tipos de serviços que possuem uma relação direta com o a contemplação como processo de estimulação mental, a exemplo dos parques públicos e monumentos, apresentam a segurança no local de lazer como premissa básica para a predisposição à recomendação de indivíduo a indivíduo. Percebe-se claramente que os fenômenos e os fatos são tratados como um processo dinâmico, evidenciando o seu potencial cultural, ambiental e social, e enriquecendo, assim, o lugar turístico.

Biografia do Autor

Paulo Roberto da Costa Vieira, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead), professor adjunto do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Joyce Gonçalves Altaf, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestre em Administração pelo Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá, professora das Faculdades Integradas do Instituto Vianna Júnior e da Fundação Educacional Machado Sobrinho.

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora em Administração de Empresas pela Pontifície Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG-PUC-RJ), professora adjunta do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

16.12.2012

Como Citar

Vieira, P. R. da C., Altaf, J. G., & Troccoli, I. R. (2012). Predisposição para recomendar um local turístico: avaliação ex-post no Corcovado (RJ). Caderno Virtual De Turismo, 12(3). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/670

Edição

Seção

Artigos originais