A influência do ideário neoliberal na formulação de políticas públicas de turismo no Brasil

Autores

  • Ivan Bursztyn

Palavras-chave:

Planejamento Turístico, Políticas Públicas, Turismo, Inclusão Social

Resumo

Vivemos nos dias de hoje um processo de globalização capitalista que privilegia o capital internacional promovendo o aumento da concentração da renda e das desigualdades sociais. Com isso, urge a reflexão sobre as condições de possibilidade da atividade turística contribuir de forma consistente para a promoção do desenvolvimento social do país e a definição de novos paradigmas de desenvolvimento da atividade devido ao seu caráter ambivalente. A verdade é que o turismo, enquanto atividade econômica, tem enorme potencial de alavancar o desenvolvimento de uma região e, ao mesmo tempo, pode promover grande degradação ambiental aliada ao agravamento das injustiças sociais.

Biografia do Autor

Ivan Bursztyn

Doutorando em Psicossociologia de comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS/IP/UFRJ e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. É pesquisador do Instituto Virual de Turismo desde a sua criação em 1999.

Downloads

Publicado

2006-09-26

Como Citar

Bursztyn, I. (2006). A influência do ideário neoliberal na formulação de políticas públicas de turismo no Brasil. Caderno Virtual De Turismo, 3(4). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/40

Edição

Seção

Artigos originais