Empresas turísticas e ferramentas de gestão de responsabilidade social empresarial: um estudo sobre as empresas associadas ao Instituto Ethos

Juliana Medaglia

Resumo


A sociedade atual passa por transformações ao mesmo tempo rápidas e profundas, obrigando todos os seus membros a repensar suas atuações. Assim, assumir papéis e responsabilidades em prol do desenvolvimento sustentável deixou de ser diferencial para passar a ser premissa de sobrevivência. A partir daí, a discussão acerca da Responsabilidade Social torna-se pertinente a todas as áreas, incluindo a atividade turística. Este artigo apresenta como principal objetivo discutir a relação Turismo e Responsabilidade Social Empresarial, apresentando a relação entre as áreas além de apresentar uma pesquisa em fonte secundária: a presença das empresas turísticas no website do Instituto Ethos de Responsabilidade Social. A principal constatação desta pesquisa foi a certeza de que a Responsabilidade Social Empresarial e o Turismo no Brasil ainda se desenvolvem em caminhos paralelos, não só no meio empresarial, mas também no campo teórico científico; dados comprovados através da constatação de que das 1.335 empresas associadas

Palavras-chave


Responsabilidade Social Empresarial, Empresas Turísticas, Instituto Ethos; Corporate Social Responsibility, Tourism Enterprises, Managerial Tools.

Texto completo:

PDF