A sustentabilidade social como fator de competitividade do destino turístico Natal: uma análise

Autores

  • Márcio Marreiro das Chagas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pamela de Medeiros Brandão Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Sustentabilidade Social, Competitividade, Compet&nible Model

Resumo

Partindo da percepção de que é inadmissível conceber conceito de competitividade de um destino turístico sem relacioná-lo intrinsecamente ao conceito de sustentabilidade, o presente artigo analisa a sustentabilidade social como fator de competitividade de um destino turístico, fazendo uso do Compet&nible Model como forma de avaliação, contudo com enfoque apenas na Subdimensão II do modelo (Sustentabilidade Social do Turismo). Nesse sentido, optou-se pelo Destino Natal enquanto objeto de estudo em razão do destaque obtido por ele no cenário competitivo nacional e internacional. Desse modo, constatou-se através da análise dos fatores determinantes propostos pelo modelo uma classificação em um nível passível de melhorias, revelando uma condição de sustentabilidade social moderada, mesmo diante de um positivo posicionamento competitivo do destino.
Palavras-chave: Sustentabilidade social; competitividade; Compet&nible Model.

Abstract:
Nowadays, it is impossible does not think about the competitiveness tourism destination concept without relate it to the sustainability notion. In this sense, this research aims to analysis social sustainability as a competitive factor of a tourism destination, through the use of the Compet&nible Model as a form of assessment. However, in this study was studied just the second sub-dimension of that cited model, it means, social sustainability of tourism destinations. In this way, due to the obtained success in national and international tourism scenery by Natal (Capital of Rio Grande do Norte) that was the city choose to study. Thus, results found by the investigation of the main factors of social sustainability pointed out for the model seems that Natal have a large number of aspects to work into a better tourism destination than now, even though its highlighted positioning in the tourism market.
Key-words: Social sustainability; competitiveness; Compet&nible Model.

Biografia do Autor

Márcio Marreiro das Chagas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor substituto da graduação em Administração e da graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência nas áreas de Consultoria em Turismo, Lazer e Recreação e Eventos Científicos.

Pamela de Medeiros Brandão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Turismo - UFRN, Graduada em Turismo com Habilitacão em Gestão Hoteleira(2006) e em Animacão Turística (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2009-08-31

Como Citar

Chagas, M. M. das, & Brandão, P. de M. (2009). A sustentabilidade social como fator de competitividade do destino turístico Natal: uma análise . Caderno Virtual De Turismo, 9(2). Recuperado de https://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/article/view/351

Edição

Seção

Artigos originais