Realidade e ficção em Ilhéus – Bahia: o legado artístico de Jorge Amado na perspectiva dos Cursos Superiores de Turismo do seu entorno

Autores

  • Astor Vieira Júnior Mestrado em Cultura e Turismo/Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Aline de Caldas Costa Mestrado em Cultura e Turismo/Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC
  • Urbano Cavalcante Mestrado em Cultura e Turismo/Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC
  • Wolney Gomes Almeida Mestrado em Cultura e Turismo/Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC
  • Henrique Tomé da Costa Mata Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia – UFBa.

Palavras-chave:

Cultura – turismo – desenvolvimento local

Resumo

As formas de diálogo entre academia e sociedade determinam o valor que ela atribui ao conhecimento e a sua própria função social. O artigo objetiva diagnosticar a problemática sobre a utilização turística dos bens culturais como pressuposto para valorização e promoção de uma identidade regional, focalizando o estudo numa tentativa de identificar a importância e o tratamento dados pelos cursos de nível superior em Turismo do entorno de Ilhéus ao legado cultural da literatura de Jorge Amado para o desenvolvimento local. Partindo de uma metodologia exploratória e descritiva, com uso de entrevistas e questionários, as análises dos dados coletados revelam a relação entre os saberes acadêmicos dos cursos de Turismo e as práticas sociais sobre a perspectiva de uma economia turística articulada.
Palavras-chave: Cultura; Turismo; Desenvolvimento local.

Abstract:
The dialogue forms between the academy and the society determine the value that it has to the knowledge and its own social function. In this perspective, this paper search to diagnosis the problematic question about the tourism use the cultural goods as a estimated date for the valuation and promotion of a regional identity, focrising a study trying to identify the importance and the treatment give by the Tourism courses that envolves Ilhéus, Bahia, Brazil to the cultural legacy of the literature of Jorge Amado for the regional development. From the exploratory and descriptive methodology, using interwiews and questionnaires, the analyses show the relation between the academic knowledge of the Tourism courses and the social practices about the perspective of a articulated tourist economy.
Key-words: Culture; Tourism; Local development.

Biografia do Autor

Astor Vieira Júnior, Mestrado em Cultura e Turismo/Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Discente do Mestrado em Cultura & Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Bolsista FAPESB.

Aline de Caldas Costa, Mestrado em Cultura e Turismo/Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC

Mestra em Cultura & Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Bolsista CAPES.

Urbano Cavalcante, Mestrado em Cultura e Turismo/Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC

Discente do Mestrado em Cultura & Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Bosista FAPESB.

Wolney Gomes Almeida, Mestrado em Cultura e Turismo/Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC

Discente do Mestrado em Cultura & Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Bosista FAPESB.

Henrique Tomé da Costa Mata, Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia – UFBa.

Dr em Economia Aplicada. Prof.º da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia – UFBa.

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Publicado

2009-06-02

Edição

Seção

Artigos originais