O Turismo de Base Comunitária como prática de extensão universitária: uma experiência no Instituto Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.18472/cvt.24n1.2024.dossieTBC.2171Palavras-chave:
turismo de base comunitária, educação patrimonial, extensão universitária.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da atuação da extensão acadêmica como prática de aprendizagem e cidadania com trocas entre a comunidade acadêmica e a sociedade envolvida com o turismo de base comunitária. Da mesma forma analisa a sistemática do Programa de Extensão de Educação Patrimonial e Turismo de Base Comunitária do Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica de Santa Catarina, em especial, nos territórios com os quais desenvolve ações extensionistas nas áreas de TBC apoiando a salvaguarda de bens patrimoniais materiais e imateriais, com receptivos turísticos para a educação patrimonial e comercialização de roteiros. A partir de uma imersão nestes territórios com o levantamento de dados por métodos qualitativos como observação participante e diagnóstico rápido participativo. Métodos de análises de projetos turísticos são propostos para aproximar produtos do TBC ao mercado de Garopaba e Florianópolis, além da produção de cartilhas enquanto materiais de educação ambiental e patrimonial para salvaguarda destes patrimônios.
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