Saberes e Fazeres Populares: o artesanato nas regiões turísticas de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.22n1.2022.1965

Palavras-chave:

Artesanato, Cultura, Regiões Turísticas, Alagoas.

Resumo

O artesanato é uma atividade baseada na transformação manual da matéria-prima em produtos criativos, de valor cultural, realizada por indivíduos que detém o conhecimento de técnicas específicas. Essa atividade tem uma estreita relação com atratividade turística de diversos territórios. O Estado de Alagoas, localizado na região Nordeste do Brasil, é dotado de um rico patrimônio cultural material e imaterial, possibilitando inúmeros recursos culturais favoráveis ao desenvolvimento e à ocorrência de movimentações turísticas que posam melhor valorizar esses patrimônios. Diante desse contexto, este estudo, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, visa identificar os territórios e as tipologias artesanais mais relevantes em Alagoas, tomando-se como base as regiões turísticas do Estado. O estudo aponta a correlação da predominância de determinados saberes e fazeres artesanais e a sua incidência nas regiões turísticas alagoanas.

Biografia do Autor

Mariana Magalhães Cavalcante, Universidade de São Paulo (USP)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Turismo na Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2019) e em Gestão de Turismo pela Universidade Estácio de Sá (2019). Realizou Graduação Sanduíche em Estudios en Arquitectura na Universidad de Zaragoza, Espanha (2014-2015) e MBA em Comunicação e Marketing de Turismo pela Universidade Estácio de Sá (2022). Atualmente é Cofundadora do Labafero, uma plataforma de cursos online inspirada na criatividade nordestina, premiada pelo Ministério da Educação (2021). Tem interesse nas áreas de Turismo Criativo, Autenticidade, Patrimônio Cultural e Planejamento Regional e Urbano.

Daniel Arthur Lisboa de Vasconcelos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas com área de concentração em Cidades (Intervenções, Representações e Temporalidades) (PPGAU-UFAL-BR); Mestrado em Sociologia com área de concentração em Poder, Cultura e Sociedade (PPGS-UFAL-BR); Especializações: Geo-História; Educação, Atividade Física e Qualidade de Vida (FERA-BR). Bacharelado: em Ciências Sociais Aplicadas (Turismo) (FAL-BR). Formação Pedagógica em Andamento: C. Sociais / Geografia / Educação Física (IBRA-Ead); Estágios pós-doutorais em Ciências Sociais Aplicadas, com áreas de concentração em Território; Cultura; Criatividade e Turismo (Universidade do Minho-Portugal, 2018 e Universidade de Caxias do Sul-RS, 2020-2021); Atualmente é docente efetivo da Universidade Federal de Alagoas (desde 2011). Vem atuando em ensino, pesquisa e extensão com foco nos seguintes temas: sociedade, território; identidade cultural, patrimônio cultural, cidades, meio ambiente, turismo, lazer, dentre outros.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Cavalcante, M. M., & Vasconcelos, D. A. L. de. (2022). Saberes e Fazeres Populares: o artesanato nas regiões turísticas de Alagoas. Caderno Virtual De Turismo, 22(1), 51–62. https://doi.org/10.18472/cvt.22n1.2022.1965

Edição

Seção

Artigos originais