Roteiro sacro autoguiado no Centro Histórico de Manaus (AM): uma avaliação do patrimônio cultural edificado

Autores

  • Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martins Universidade do Estado do Amazonas
  • Edileuza Lobato da Cunha Universidade do Estado do Amazonas
  • Fernanda de Souza Farias Universidade do Vale do Itajai - Univali

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.21n3.2021.1913

Palavras-chave:

Turismo religioso. Patrimônio histórico-cultural. Igrejas.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo central analisar as igrejas pertencentes ao roteiro sacro autoguiado do Centro Histórico de Manaus/AM e sua relevância como equipamento turístico da cidade. Para isso, utilizou-se um instrumento de coleta de dados com 14 variáveis distribuídas em três campos de análise: serviços, infraestrutura e patrimônio. Trata-se de um estudo de caso que avaliou as três igrejas do roteiro sacro de Martins (2015) – Igreja Nossa Senhora da Conceição, Igreja Nossa Senhora dos Remédios e Igreja de São Sebastião. Para tanto, partiu-se de uma abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa exploratória e descritiva no que se refere à finalidade do trabalho. Concluiu-se que, entre as igrejas constituintes do roteiro, a mais bem preparada para o turismo religioso é a Nossa Senhora da Conceição, Catedral Metropolitana de Manaus, pois apresentou melhor infraestrutura e organicidade, segundo nossa análise. Nas demais, verificou-se a necessidade de uma maior aproximação da academia para disponibilizar um produto turístico de qualidade e com continuidade.

Biografia do Autor

Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martins, Universidade do Estado do Amazonas

Turismologa, Mestre em Gestão de Negócios Turísticos,Doutoranda em Turismo e Hotelaria, Professora Assistente do Curso de Turismo

Edileuza Lobato da Cunha, Universidade do Estado do Amazonas

Professora do Curso de Ciências Contábeis da Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, Doutoranda no Programa de Turismo e Hotelaria da Univali.

Fernanda de Souza Farias, Universidade do Vale do Itajai - Univali

Turismóloga pela Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Doutoranda no Programa de Turismo e Hotelaria da Univali.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos originais