Observatório de turismo e lazer da Região Turística Baixada Verde: experiência e resultados

Isabela Fátima Fogaça, Teresa Cristina de Miranda Mendonça, Maria Angélica Maciel Costa, Teresa Cristina Viveiros Catramby

Resumo


Historicamente, a Baixada Fluminense, localizada na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, é conhecida pela segregação político-territorial, o que atua na autoestima de sua população e a retira do imaginário turístico do estado mais visitado do Brasil. A partir de 2017, ações de política pública vêm sendo desenvolvidas para mudar a conotação daquele território, tendo como foco a riqueza natural ali presente. Este artigo buscou discutir a importância do intercâmbio de conhecimento entre Academia e a Sociedade na área do Turismo e do Lazer, a partir da experiência do Observatório de Turismo e Lazer da Região Turística Baixada Verde, sediado na UFRRJ, criado a partir desse novo contexto regional. De natureza descritiva e qualitativa, valeu-se da pesquisa documental e bibliográfica e do relato de experiências. Como resultado, em dois anos de atuação do Observatório, a inventariação da oferta turística de seis municípios, a atualização do inventário de um município e pesquisas junto aos moradores já permitem análises e considerações, e repercussão positiva do trabalho que vem sendo feito, tendo como base a nova imagem que se quer construir para a região.

Palavras chave: Desenvolvimento Regional do Turismo; Baixada Fluminense; Baixada Verde; Observatório de Turismo; Estado do Rio de Janeiro.


Palavras-chave


Baixada Fluminense; Baixada Verde; Observatório de Turismo; Desenvolvimento Regional do Turismo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.20n1.2020.1754



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.