E-Democracia nas Políticas Públicas de Turismo: uma análise em Curitiba

Autores

  • Dalci Sontag Junior Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Brasil
  • Bruno Martins Augusto Gomes Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil
  • Huáscar Fialho Pessali Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1700

Palavras-chave:

Turismo, Política Pública, E-democracia, Curitiba.

Resumo

 A e-democracia caracteriza-se pelas oportunidades de participação dos cidadãos nas políticas públicas por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs). No turismo, o público-alvo dessa política, o turista, não reside onde as políticas são formuladas, sendo as TICs, na maioria das vezes, a única possibilidade de participação para essas pessoas. Desse modo, esse artigo analisa as políticas públicas de turismo sob a ótica da e-democracia, a partir de um estudo na cidade de Curitiba (Brasil). Para tanto foi realizada uma análise qualitativa com dados coletados no Facebook da Prefeitura Municipal e do Curitiba Turismo, bem como no sítio eletrônico do referido órgão municipal de turismo de Curitiba. A coleta e análise dos dados seguiram os procedimentos da teoria fundamentada. Os resultados demonstraram uma maior presença do julgamento ponderado, seguido pela transparência, sendo menos presente a inclusão e o controle popular. A partir desses resultados, conclui-se que a e-democracia tem aplicabilidade na análise das políticas públicas de turismo. Curitiba, apesar de ser reconhecida no uso das TICs, especialmente o Facebook “Prefs”, tem pouca presença dos bens democráticos nas políticas públicas de turismo, o que distancia o município da tendência da e-democracia e prejudica a otimização da ação pública direcionada ao turismo.

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Publicado

2020-02-21

Edição

Seção

Artigos originais