E-Democracia nas Políticas Públicas de Turismo: uma análise em Curitiba

Dalci Sontag Junior, Bruno Martins Augusto Gomes, Huáscar Fialho Pessali

Resumo


 A e-democracia caracteriza-se pelas oportunidades de participação dos cidadãos nas políticas públicas por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs). No turismo, o público-alvo dessa política, o turista, não reside onde as políticas são formuladas, sendo as TICs, na maioria das vezes, a única possibilidade de participação para essas pessoas. Desse modo, esse artigo analisa as políticas públicas de turismo sob a ótica da e-democracia, a partir de um estudo na cidade de Curitiba (Brasil). Para tanto foi realizada uma análise qualitativa com dados coletados no Facebook da Prefeitura Municipal e do Curitiba Turismo, bem como no sítio eletrônico do referido órgão municipal de turismo de Curitiba. A coleta e análise dos dados seguiram os procedimentos da teoria fundamentada. Os resultados demonstraram uma maior presença do julgamento ponderado, seguido pela transparência, sendo menos presente a inclusão e o controle popular. A partir desses resultados, conclui-se que a e-democracia tem aplicabilidade na análise das políticas públicas de turismo. Curitiba, apesar de ser reconhecida no uso das TICs, especialmente o Facebook “Prefs”, tem pouca presença dos bens democráticos nas políticas públicas de turismo, o que distancia o município da tendência da e-democracia e prejudica a otimização da ação pública direcionada ao turismo.

Palavras-chave


Turismo, Política Pública, E-democracia, Curitiba.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1700



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.