As Interações Virtuais entre Clientes e Gerência de Hotéis do Brasil: um estudo sob a ótica da Teoria da Atribuição

Autores

  • Camila Prata Macedo Universidade Estadual do Ceará(UECE), Brasil
  • Gizmelry Fontes Portela Universidade Estadual do Ceará(UECE), Brasil
  • Ana Augusta Ferreira de Freitas Universidade Estadual do Ceará(UECE), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1552

Palavras-chave:

Teoria da Atribuição, Mídias Sociais, Setor Hoteleiro.

Resumo

Objetivou-se com esse estudo analisar o comportamento de hotéis no site TripAdvisor.com, a partir das três dimensões da teoria da atribuição: causa, controle e responsabilidade. Em termos de corpus empírico, a pesquisa baseou-se na análise de 300 comentários escolhidos após aplicação de alguns filtros, que foram extraídos dessa plataforma de revisões online, tomando por base 31 hotéis. Os resultados indicaram inicialmente que a maioria das reclamações feitas pelos hóspedes tinham relação com a Infraestrutura, com os Serviços e com o Atendimento. Uma análise do conteúdo dos comentários mostrou que os clientes percebem que a culpa dos acontecimentos ruins é, em sua maioria, do hotel. Mostrou ainda que eles acreditam que os problemas identificados tinham causas estáveis, e que poderiam ter sido controlados pelas empresas, já que em suas visões elas eram responsáveis pelos ocorridos. Implicações de natureza gerencial são indicadas no texto a partir dos achados, visando refletir sobre o desempenho dos hotéis quanto ao relacionamento com os seus clientes, e a possibilidade destes adotarem métodos de abordagem e tratamento das informações disponíveis em plataformas virtuais.

Biografia do Autor

Camila Prata Macedo, Universidade Estadual do Ceará(UECE), Brasil

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual do Ceará com interesse nas searas de Marketing e Gestão Empresarial. Bolsista de Iniciação Científica - FUNCAP (2015-2016) e CAPES PROCAD (2016-2017).

Gizmelry Fontes Portela, Universidade Estadual do Ceará(UECE), Brasil

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual do Ceará e bolsista de iniciação científica por dois anos - CAPES PROCAD.

Ana Augusta Ferreira de Freitas, Universidade Estadual do Ceará(UECE), Brasil

Pós-Doutorado em Administração (EBAPE-FGV, 2011), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC, 1995 e UFSC, 2000) e Graduação em Engenheira Civil (UFC, 1992). Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UECE). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Empreendedorismo e Inovação. Membro do Câmara Superior de Pesquisa da UECE.

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Publicado

2020-02-21

Como Citar

Macedo, C. P., Portela, G. F., & Freitas, A. A. F. de. (2020). As Interações Virtuais entre Clientes e Gerência de Hotéis do Brasil: um estudo sob a ótica da Teoria da Atribuição. Caderno Virtual De Turismo, 19(3). https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1552

Edição

Seção

Artigos originais