Estrutura Conceitual de Plataforma de eGov para o Ministério do Turismo (MTur)

Autores

  • Alexandre Augusto Biz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
  • José Leomar Todesco Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1483

Palavras-chave:

Turismo, Plataforma de Negócios, Governo Eletrônico.

Resumo

As condições políticas e o ambiente de negócios em turismo são espelho da estrutura de governança pública e de governo aberto (eGov) no Brasil, identificados nos estudos de competitividade do turismo pelo WEF e pelo índice de desenvolvimento de eGov pela United Nations. Buscou-se nesta pesquisa apresentar uma estrutura conceitual de plataforma de eGov para o Ministério do Turismo. Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, conceitualmente estruturado em Kalbaska et al. (2016) com conjunto de relacionamentos entre atores via plataforma eGov, em Biz (2014) com elementos e os fatores associados à gestão do conhecimento no setor turístico, em Thomas et al. (2014) com visão dos múltiplos subsistemas associados a plataformas de informação e Pacheco et al. (2015) com a e-governança. Entre os resultados potenciais da aplicação da plataforma proposta estão o apoio intensivo de tecnologias na ampliação de valor agregado dos serviços e bens turísticos, na formação atual e futura de pessoas para atuar no setor, na formalização de MEI e ME, e na busca constante de inovação.

Biografia do Autor

Alexandre Augusto Biz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Pós-Doutorado Empresarial CNPq realizado no Instituto Stela (2012) com projeto de Plataforma de Gestão do Conhecimento para o Ministério do Turismo (MTur). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC, 2009). Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI, 2003). Graduado em Turismo e Hotelaria (UNIVALI, 1996). Professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento (dEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou no Departamento de Turismo (DETUR) da Universidade Federal do Paraná entre 2006 a 2017. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PGTUR) da Universidade Federal do Paraná. É líder do Grupo de Pesquisa TURITEC – Turismo, Tecnologia, Informação, Comunicação e Conhecimento. Revisor de periódicos na área da Administração, Turismo e Engenharia de Produção. Coordenador Geral do Seminário Brasil Espanha de Inovação Tecnológica em Turismo. Desenvolve pesquisas em tecnologia da informação e comunicação e gestão do conhecimento em serviços (ênfase em turismo). Possui projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, Fundação Araucária, UFPR e Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID). Tem experiência na gestão de cursos de graduação (coordenação), na avaliação de cursos e avaliação institucional pelo Ministério da Educação (MEC/INEP). Avaliador Ad Hoc CNPq.

Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento

Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - DEGC

José Leomar Todesco, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento

Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - DEGC

Downloads

Publicado

2020-02-21

Como Citar

Biz, A. A., Pacheco, R. C. dos S., & Todesco, J. L. (2020). Estrutura Conceitual de Plataforma de eGov para o Ministério do Turismo (MTur). Caderno Virtual De Turismo, 19(3). https://doi.org/10.18472/cvt.19n3.2019.1483

Edição

Seção

Artigos originais