Turismo de negócios: uma análise do setor em Piracicaba/SP
Palavras-chave:
Turismo de negócios, Eventos, Corporate tourism, Events, PiracicabaResumo
O turismo de negócios cresce continuamente, inserindo vários municípios no mercado turístico. Devido à s suas particularidades em relação à s outras modalidades do turismo, e também à lacuna de pesquisas existentes nesta área, o presente artigo tem como objetivo caracterizar o turismo de negócios em Piracicaba (SP), sob o ponto de vista corporativo, tanto no que se refere ao turismo emissivo quanto ao receptivo. Dessa forma, partiu-se de pesquisa bibliográfica e documental, seguida de pesquisa de campo, cuja coleta de dados constou de um questionário aplicado nas 30 maiores empresas exportadoras de Piracicaba. Resultados mostraram que, apesar do significativo fluxo de turistas de negócios, a cidade está despreparada para o turismo receptivo em vários elos da cadeia turística.Palavras-chave: Turismo de negócios; Eventos; Piracicaba
Abstract:
Corporate tourism increases constantly adding many cities to the tourist market. Due to its singular characteristics, comparing to other types of tourism, and also due to its few researches in the area, this article proposes to present the corporate tourism in Piracicaba, located in the Estate of Sao Paulo, from the point of view of companies. Therefore, after bibliographical research questionnaires were applied to the 30 biggest exporting companies in Piracicaba. Results revealed that, although there is an important tourist flow in this area, the city is not prepared to receive business tourists in many tourism sectors.
Key-words: Corporate tourism; Events; Piracicaba
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