Turismo de base comunitária e desenvolvimento local: trajetórias do turismo nos distritos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras em Serro / MG

Autores

  • Elcione Luciana Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4211-1334
  • Leonardo Barci Castriota Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n3.2018.1372

Palavras-chave:

Desenvolvimento do turismo, Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras.

Resumo

Os vilarejos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras – Serro/MG surgiram em decorrência da exploração de pedras preciosas no século XVIII e foram importantes centros mineradores. Após a decadência da mineração, buscaram novas alternativas econômicas, entre elas destacamos nesta pesquisa o turismo. Esses vilarejos conseguiram preservar diversas características importantes do período colonial e se apresentam como principais destinos turísticos da região, atraindo turistas que buscam contato com a natureza e experiências culturais. Entretanto, experimentaram diferentes trajetórias em relação ao desenvolvimento do turismo, muitas vezes justificadas pelos diferentes tipos de organização das comunidades. O objetivo desta pesquisa foi evidenciar a importância do planejamento do turismo para que o desenvolvimento local ocorra de forma sustentável, considerando as especificidades das paisagens culturais citadas. Para atingir esse objetivo, utilizou-se como metodologia, pesquisas bibliográficas, pesquisas de demanda turística de caráter quantitativo e entrevistas com moradores locais de caráter qualitativo com o intuito de se compreender a realidade turística das localidades.

Biografia do Autor

Elcione Luciana Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil.

Turismóloga, mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, atualmente Professora Substituta do curso de turismo da UFVJM/Diamantina.

Leonardo Barci Castriota, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Arquiteto-urbanista (1986), com doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e pós-doutorado junto ao Getty Conservation Institute (GCI) em Los Angeles (2001) e a Universidad Politécnica de Madrid (2009/2010). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2019-05-26

Edição

Seção

Artigos originais