A função ideológica da Embratur e seu papel na construção de um mercado de bens e serviços simbólicos: a exploração da imagem da mulher brasileira nos anúncios turísticos institucionais

Autores

  • Mariana Conceição Alves Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil
  • Alan Faber Nascimento Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil
  • Thamiris Oliveira Freitas Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18472/cvt.18n3.2018.1341

Palavras-chave:

Embratur, Ditadura militar, Mulher.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de exploração da imagem da mulher brasileira com base no papel desenvolvido pela Embratur, de modo a investigar como os discursos produzidos pela instituição contribuíram tanto para criar uma ideologia que neutralizasse os ataques políticos à ditadura militar quanto para estruturar um mercado de bens e serviços simbólicos. Mais precisamente, busca-se problematizar como a divulgação do “Brasil destino”, por meio de uma sistemática exploração imagética, se vincula a necessidades dialeticamente combinadas tanto em nível político quanto econômico-estrutural, porquanto, ao fetichizar a mulher brasileira, o governo militar não só resolvia os impasses políticos e ideológicos instaurados pelo regime quanto criava condições para o desenvolvimento da indústria cultural no Brasil, na qual estavam incluídos o turismo e o lazer.

Biografia do Autor

Mariana Conceição Alves, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil

Graduada em Turismo pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2016) e graduada em Humanidades pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK (2014).

Alan Faber Nascimento, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil

possui graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), mestrado em Ciências Sociais (ênfase em Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" do campus de Rio Claro (2011). Tem produção científica nos seguintes temas: Turismo, Lazer, Planejamento Urbano e Ambiental, e Comunidades Tradicionais. Atualmente, e professor do curso de Turismo da UFVJM e do mestrado em Estudos Rurais da UFVJM.

Thamiris Oliveira Freitas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil.

Graduada em Turismo pela UFVJM (2016).

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Publicado

2019-05-26

Edição

Seção

Artigos originais